segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Os “Jardins que falam: Amantikir” | O que fazer em Campos do Jordão

Quem aí vai turistar em Campos do Jordão? Então essa dica é para você! Uma atração imperdível em Campos do Jordão: Amantikir, "os Jardins que Falam". Esse lugar é tão lindo que não é por acaso que tem em seu nome “Jardins que falam”. 


Me arrisco dizer que foi um dos passeios que mais gostei em Campos do Jordão. A gente perde as horas nesse lugar! Por isso.. vamos turistar?! #partiuamantikir


Inaugurado em 2007, o Amantikir é um parque com 28 jardins temáticos inspirados em vários países do mundo. Em seus 60.000 m² conta com mais de 700 espécies de flora de cada país.




Curiosidade sobre a lenda do Amantikir: "Tem sua origem numa tradição oral, segundo a qual uma princesa tupi se apaixonou pelo Sol e ele por ela, causando a ira da Lua. Enciumada, a Lua se queixou ao deus Tupã, que decidiu erguer uma enorme montanha e prender dentro dela a indiazinha. De tanta tristeza, o Sol sangrou o poente. A Lua arrependida chorou as constelações, ao ver a dor do seu amado. Segundo a lenda, desde então, todos os dias quando o sol nasce, a princesa chora de saudades, parando apenas quando o sol se põe. Suas lágrimas formam as nascentes, córregos e rios da serra. Daí Amantikir – “a montanha que chora”. Que tornou-se Mantiqueira na pronuncia dos lusitanos."


Os jardins são distribuídos em setores. No Setor Vermelho ficam: Jardim de Coníferas, Jardim de Raízes, Jardim de Capins, Jardim Árido e Mirante. No Setor Verde ficam: Jardim Inglês, Labirinto Clássico, Labirinto de Grama e Rock Garden. No Setor Laranja ficam: Tapete Verde, Estufa, Lago das Pontes e Bosque Outonal. No Setor Azul ficam: School Garden, Jardim Francês, Espelho D'Água, Lareira e Jardim Austríaco. No Setor Lilás ficam: Jardim Alemão, Jardim Autoral, Jardim de Orquídeas, Jardim de Sombra e Jardim Romântico. No Setor Cinza ficam: Jardim Chinês, Jardim Japonês, Jardim Arquitetônico e Trilhas das Bromélias. Vamos mostrar um pouquinho para vocês!


No Setor Vermelho temos o Jardim de Coníferas, Jardim de Raízes, Jardim de Capins, Jardim Árido e o Mirante. O de Coníferas tem origem do Japão, com plantas das regiões fritas sem flores e tem forma piramidal. O de Raízes tem origem do Brasil, tem Manacás que crescem sem contato com o sono se considerando uma mágica da natureza. Já o de Capins tem origem nos Estados Unidos e Canadá com plantas que produzem flores em forma de pluma. O Árido tem origem do México com plantas típicas. 




Uma das vistas mais privilegiadas do Vale do Lajeado é do Mirante. O Vale é uma divisa Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal. Um lugar perfeito para aquela clássica foto de viagem! 




No Setor Verde fica o Jardim Inglês, o Labirinto Clássico e o de Grama e o Rock Garden. O jardim Inglês tem além de seu jardim rural inglês, uma fonte de água corrente com 80 espécies de plantas - esse não preciso nem dizer qual origem né? O Labirinto Clássico lembra muito os jardins dos castelos europeus com 450 m² de área, 600m de corredores e 2,20m de altura. Esse labirinto é o MAIOR do Brasil! O Labirinto de Grama é o cartão postal de Amantikir, tem origem da Escócia e antigamente era considerado como um lugar sagrado. Rock Garden é um jardim rústico com muitas pedras e plantas livres, tem origem da Califórnia e é conhecido como um jardim sem jardineiro. 







Já no Setor Laranja, você encontra o Tapete Verde, a Estufa, o Lago das Pontes e Bosque Outonal. O tapete verde é uma referência aos gramados dos parques ingleses e é um espaço usado para meditação, heliponto e eventos. A Estuda é livre para visitar, para quem quer fazer visitas técnicas a ela é preciso estar em grupo e agendar com antecedência. A origem das diversas espécies é do Brasil. O Lago das Pontes tem origem do Japão e uma forma alongada ideais para as pontes orientais. O Bosque Outonal tem árvores que mudam de cor durante o outono e inverno. Um charme de origem canadense. 


O preço do ingresso é R$ 40 inteira. 

















No Setor Azul: School Garden, Jardim Francês, Espelho D'Água, Lareira e Jardim Austríaco. A escola restaurante tem origem da Suíça com horta paisagística e uma coleção linda de Narcisos que florescem no inverno. O Jardim Francês dispensa apresentações! É um típico jardim ao estilo francês com destaque nos seus 2.500 garrafas PETs. Espelho D'Água tem origem da Itália, um lgo com plantas aquáticas e peixes ornamentais. E ainda conta com a Lareira e o Jardim Austríaco.







No Setor Lilás ficam: Jardim Alemão, Jardim Autoral, Jardim de Orquídeas, Jardim de Sombra e Jardim Romântico. Aqui tem um clima de romantismo sem explicação! Sem falar do "porta retrato" praticamente pronto para qualquer casal fazer sua foto perfeita.



No Setor Cinza ficam: Jardim Chinês, Jardim Japonês, Jardim Arquitetônico e Trilhas das Bromélias. Quando formos eles montando tudo direitinho! Gente, o cheiro daqui é uma coisa sem explicação. Se em fotos você se encanta, imagina pessoalmente! 


O “jardim” não é um simples jardim mas uma obra de arte da natureza. Se vale a pena? Sim! Com certeza é uma atração obrigatória principalmente aos amantes da natureza e fotografia. E para finalizar: uma casa na árvore. O sonho de todo mundo né? hahaha! 





Endereço: Rodovia Campos do Jordão/Eugênio Lefévre, 215 – Bairro Gavião Gonzaga. 
Aberto diariamente das 8h30 às 17h.
Telefone: (12) 99634-6784






Leia mais dicas:



Pronto! Agora você já tem vários motivos para turistar em Campos do Jordão. Se você já foi conte para nós como foi seu roteiro e o que você mais gostou! Se não foi, não perca tempo e planeje sua viagem jáaa! Reserve seu hotel aqui e ajude o blog a se manter. Quer alugar carro? Alugue na Rentcars. :)

Did you know banner BR

21 comentários:

  1. aai nem me fala, quando fui pra campos do jordão não sei porque não conheci esse lugar! E QUE LUGAR!! lindo lindo lindo!

    ResponderExcluir
  2. Sou doido para levar minha namorada para conhecer Campos do Jordão. Esse jardim é muito romÂntico e lindo. Lindas fotos.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!!! Adorei a casa na arvore. Quando era crianca queria muito ter uma casa na arvore, meu avo contruiu uma no sitio dele, mas nem se comparava a essa do Amantikir

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um lugar maravilhoso! Faz tempo que fui à Campos do Jordão e não me lembro deste lugar!
    Dica super anotada!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo esse jardim ! Com esses dias ensolarados e quentes, parece que a temporada começou. Acha que ja é o momento para aproveitar bem ou é melhor esperar mais um pouco ?

    ResponderExcluir
  6. Apaixonada por essa casa na árvore. Eu falei em Campos dos Jordão esse fim de semana com o namorado, mas como não é tão pertinho no Rio, a gente precisa tirar uns dias pra ir. O que mais me motiva a ir é esse jardim (e comer, claro). Depois de ver suas fotos estou ainda mais encantada!

    ResponderExcluir
  7. Estou impressionada com as fotos...sério!!!! Já fui a Campos do Jordão algumas vezes e nunca fui nesse jardim. Bom, você me deu um ótimo motivo para voltar nesta cidade :)...parabéns pelas fotos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei os jardins, já visitei algumas vezes mas não conheci nenhum deles. Tenho muita vontade de entrar em um labirinto como esse, fiquei super animado! Adorei o post

    ResponderExcluir
  9. Fiquei apaixonada por esses lugar só pelas fotos!! Quantas flores e verdes, que jardim maravilhosoooo!! Adorei a dica :D

    ResponderExcluir
  10. Já fui duas vezes a Campos do Jordão e não consegui entrar nos jardins... :-( Nas duas vezes o lugar estava lotado com filas intermináveis na porta e sem lugar para estacionar. Continua na minha lista de lugares à conhecer. Obrigado por mostrar um pouco desse lugar aqui

    ResponderExcluir
  11. Esse jardim é belíiiissimo, mas acredita que sempre fui para Campos, e só tomei conhecimento dele há pouco tempo? Esse ano fui pra Campos de novo, tentei ir lá mas o tempo não colaborou! Estava uma neblina super baixa, não dava para ver um palmo na frente - nem essa placa da entrada conseguiamos enxergar! Ai resolvemos nao entrar.... vai ficar pra proxima ida! Beijao

    ResponderExcluir
  12. não conheço Campos de Jordão e nunca tinha pensado em ir.. mas sinceramente, que lugar lindo! Vou ter que ir agora cohehcer esses jardins.... Que fotos hein?!

    ResponderExcluir
  13. Ahh esses lugares que a gente pode se perder e passar horas, são os melhores. Campos do Jordão tem cada cantinho charmoso, esse jardim é muito encantador. Nunca fui por aí, mas meu marido foi e amou e agora vamos planejar uma viagem juntos. Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  14. Que graça de lugar menina! Adorei as dicas, ainda nao conheco Campos de Jordao mas com esse post ja fiquei com vontade de ir logo!!

    ResponderExcluir
  15. Marcos Brito de Amorim18 de outubro de 2017 15:58

    Que lugar incrível! Conhecer esses jardins deve ser um belo passeio para se fazer em Campos do Jordão! Vou anotar para conhecer quando visitar esse destino. Obrigado por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  16. kuel parabéns pela fotos belíssimas e super colorida. Esse jardim é super fotogênico né? Tive oportunidade de conhecer,o legal que sempre tem algo novo como por exemplo a casa da árvore, adoreii!! Preciso retornar em breve. beijos

    ResponderExcluir
  17. Ainda não tinha ouvido falar sobre este jardim, achei incrível.
    As fotos ficaram maravilhosas.
    Com certeza irei planejar uma viagem para Campos do Jordão e este passeio estará na lista do que não posso deixar de visitar.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Olha, eu já fui para Campos do Jordão algumas vezes e já tinha visto post sobre esse lugar, mas não tinha achado tão interessante assim. Mas agora que vi seu post, super detalhado, amei esse lugar e com certeza vou visitar quando for a Campos novamente =)

    ResponderExcluir
  19. Aí, meu sonho conhecer Campos do Jordão! As fotos ficaram lindas e vou tentar organizar uma trip pra lá ano que vem 😊

    ResponderExcluir
  20. Estou planejando uma viagem para Campos do Jordão e adorei esse Jardim! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro jardins e acabei achando esse post super completo!
    Já tinha lido alguns relatos sobre, porém, nada tão completo e nem com fotos tão lindas. O dia estava perfeito!
    Preciso conhecer Campos do Jordão!

    ResponderExcluir