segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Turistando em Brasília | A capital do Brasil

Vamos turistar viajantes? O destino de hoje é na nossa capital Brasília! ❤ O lugar onde costumo chamar de casa, pois volta e meia o destino me trás para cá. Brasília é a terceira capital do Brasil após Salvador e Rio de Janeiro. Considerada  a maior cidade do mundo construída no século XX, classificada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade (desde 1987) e um conhecida por um marco do urbanismo no século XX. 

Foto: Christoph Diewald
Brasília fica localizada no Distrito Federal - bem no centro do nosso Brasil. A capital, planejada pelo presidente Juscelino Kubitschek foi construída entre 1956 a 1960 e fundada em 21 de abril de 1960.  É raro de acreditar mas Brasília foi construída em apenas quatro anos! O que pouca gente sabe é que Brasília foi projetada para apenas uma população de 500.000 habitantes, hoje sabemos que esse número cresceu absurdamente. Segundo o IBGE a população de Brasília tem em torno de 2.977.216 habitantes atualmente. 






Quando se fala em Brasília, a maioria das pessoas já associa duas coisas: política e sujeira, principalmente no nosso atual contexto histórica. Mas Brasília é mais que isso! Tem política, arquitetura modernista, qualidade de vida, um dos céus mais lindos do mundo, belas paisagens, excelentes restaurantes e gente dos quatro cantos do Brasilzãaao! haha.. 

Foto: Divulgação
Foto: Fran Parente
Na criação da nossa Brasília tivemos visão de dois ícones de arquitetura: 


- Oscar Niemeyer foi responsável por projetar váaaarios dos principais palácios e prédios públicos importantes. As fabulosas e fascinantes obras de Niemeyer até hoje fazem Brasília ser a cidade com mais obra prima dele! 



- Lucio Costa foi responsável pelo projeto Plano Piloto, a cidade em formato de um avião, sendo cortado de Norte a Sul pelo chamado “Eixão” com função circulatória das pistas centrais de alta velocidade e de Leste a Oeste pelo chamado Eixo Monumental, que recebeu o centro cívico, administrativo, setor cultural, comercial, entretenimentos e o setor administrativo municipal. Sem esquecer que também ajudou na área urbanística da cidade!





O arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer foi um dos principais arquitetos que construiu Brasília contando com a ajuda do urbanista Lúcio Costa. Brasília foi inspirada em idéias modernistas e é considerada um marco mundial de arquitetura e urbanismo. Parece simples falarmos que Brasília do alto é idêntica a um avião mas quando contamos isso por aí muita gente ainda não sabe e fica surpreso em saber! 





Foto: dailyoverview-com
Venha conhecer Brasília você também. 

Como a capital fica no centro do Brasil, a maioria das pessoas chegam por aqui de avião. O único aeroporto da cidade é o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek que por sinal tem vôos diretos de quase todas as capitais do Brasil e muitas rotas internacionais. 


E o que fazer em Brasília? Vamos começar com o tour pelo eixo monumental. Essa região é destaque na cidade, pois é aqui onde ficam os principais pontos turísticos: Congresso Nacional, o Palácio do Itamaraty, o Palácio do Planalto, a Catedral de Brasília e a Esplanada dos Ministérios. 

Memorial Juscelino Kubitschek – um memorial, museu e mausoléu ao mesmo tempo. Conta toda a história de Brasília e do Presidente Juscelino Kubitschek com acervos muito importantes. Se você gosta de história separe entre 1 a 2 horas para visitar com tranqüilidade o memorial! Telefone: (61) 3226-7860Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Horário de funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h. 




Memorial dos Povos Indígenas (Museu Indígena) – o memorial foi idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro com intuito de revelar a originalidade indígena. Construído em 1987 - bem como objetivo mostrar a diversidade e a riqueza da cultura indígena com coleções inéditas. No meio do museu tem uma maloca redonda dos índios Yanomami. Todo o espaço tem em torno de 3.000 m². Telefone: (61) 3344-1155 / (61) 3342-1156. Email: agendamento.mpi@gmail.com. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 17h - sábado, domingo e feriados das 10h às 17h. 




Palácio do Buriti - é a sede do governo do Distrito Federal. Foi um projeto do arquiteto Nauro Jorge Esteves. Levou esse nome em homenagem a planta símbolo da cidade: o buriti. 


Foto: Divulgação
Torre de TV - uma das atrações mais procuradas da capital. Foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa que buscou inspiração na Torre Eiffel de Paris. Seu mirante tem 320m de altura, dando uma vista panorâmica privilegiada em 360º da belíssima da Esplanada dos Ministérios, Estádio Nacional, Lago Paranoá e todo o Setor Hoteleiros. É o segundo lugar mais visitado por turistas! Estima que entre 5 a 12 mil pessoas visitam semanalmente o lugar, sendo que nos meses de férias esse número chega a 25 mil pessoas. Sua localização é estrategicamente no centro. Se vale a pena subir? Com certeza! O melhor de tudo que o acesso é gratuito. Além do mirante, embaixo da Torre de TV acontecem todos os dias uma feirinha de artesanato e mais a frente tem os famosos letreiros "I ❤ BRASÍLIA" e a Fonte Luminosa (uma das maiores da América Latina). Horário de funcionamento: *Visita ao mirante: terça a domingo das 9h às 19h.* Feirinha: terça a quinta das 9h às 17h e de sexta a domingo das 9h às 18h.





Planetário de Brasília (do outro lado) – uma atração sobre o universo e a astronomia. Após 16 anos fechado, o Planetário de Brasília volta a ativo totalmente revitalizado. Fica no eixo monumental, entre a Torre de TV e o Centro de Convenções. O que você encontrará? Exposições, oficinas, aulas, biblioteca digital, salas para reuniões e área de alimentação. Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 9h às 21h e aos sábados e domingos das 8h às 20h. Bilheteria das 8h às 19h. Para acesso as salas de instalações e exposições: livre. Já para ter acesso a cúpula e filmes é cobrado 1kg de alimento não perecível (exceto sal) como ingresso. Telefone: (61) 3361-6810. A bilheteria funciona das 8h às 19h. Aberto ao público das 17h30 e dura 23 minutos o filme. 



Estádio Mané Garrincha (do outro lado) – é um dos maiores estádios das Américas e o segundo maior estádio do Brasil ficando atrás somente do Maracanã no Rio de Janeiro. Foi reformado para a Copa do Mundo de 2014. Tem capacidade para 72.788 pessoas. Visitação aos sábados das 10h e 16h no portão A.




Conjunto Cultural da República (Biblioteca e Museu Nacional) – conjunto cultural da República, Museu e Biblioteca Nacional. Mostra o melhor que há na arte brasileira, tendo exposições de artistas renomeados, palestras, mostra de filmes e eventos importantes. O acesso dos dois são gratuitos! Telefone (61) 3325-5220 / (61) 3325-6410. Email: museunacional@gmail.com. Horário de funcionamento do Museu: terça a domingo das 9h às 18h30. 





Catedral Metropolitana de Brasília – uma obra de arte projetada pelo grande Niemeyer. Foi o primeiro monumento de Brasília. Sua construção durou 10 anos e foi inaugurada em 31 de maio de 1970. Logo na entrada você tem as quatro estátuas esculpidas por Dante Croce e Alfredo Ceschiatti representando os 4 evangelistas da bíblia sagrada: Mateus, João, Marcos e Lucas. No seu interior você fica deslumbrado com os belíssimos vitrais de Marianne Peretti e os três anjos suspensos em cabos de aços. A visitação é gratuita. Horário de funcionamento: das 8h às 18h. 








Esplanada dos Ministérios – é um enorme gramado onde se encontram os 17 prédios dos Ministérios do Poder Executivo. No final fica o Congresso Nacional. Como grande parte de Brasília, os prédios da Esplanada dos Ministérios foi projetada por Oscar Niemeyer e a via pelo urbanista Lúcio Costa. Vale destacar que o paisagismo de todo esse Eixo Monumental foi de Burle Marx. 

Palácio do Itamaraty – É a sede do Ministério das Relações Exteriores. Projetado por Oscar Niemeyer conta com a famosa “esfera” formada por cinco blocos de mármore de Bruno Giorgi em cima da água representando os cinco continentes. Visitação gratuita. Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 14h às 16h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 15h.





Congresso Nacional – construído em 2007, o Congresso é o órgão constitucional que exerce as funções legislativas e fiscalizatória do Estado Brasileiro, além de julgar e administrar. O ícone arquitetônico foi projetado por Niemeyer e é um marco na capital. São 92 metros de altura e 28 andares. O Congresso abriga duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados (que possui teto convexo – bacia para cima) e o Senado (que possui teto côncavo – bacia para baixo). É permitido a visitação ao Palácio do Congresso Nacional todos os dias - lembrando que são gratuitas das 9h às 17h30 com saídas de grupos a cada 20 minutos a partir do Salão Negro. Para visitas na terça, quarta e quinta o agendamento no dia anterior até as 17h é obrigatório. As visitas duram em torno de 1h30. 


"Quando uma pessoa vai a Brasília, eu pergunto se viu o Congresso e se gostou, certo que ela podia ter gostado ou não, mas nunca podia dizer que tinha visto antes coisa parecida - disse Niemeyer"


Praça dos Três Poderes – Visão simultânea de vários locais importantes de Brasília como o Supremo Tribunal Federal, o Espaço Lúcio Costa, Museu Histórico de Brasília, Monumento Dois Candangos, Panteão da Pátria e Museu Tancredo Neves.



Supremo Tribunal Federal (STF) – é a Suprema Corte do Brasil, onde são julgados as principais causas envolvendo a República. Um dos lugares preferidos que o Jornal Nacional cita em Brasília! hahaha.



Espaço Lúcio Costa – espaço que faz parte da Praça dos Três Poderes em homenagem ao urbanista da cidade. É uma construção subterrânea que abriga no seu interior a Maquete de Brasília e em sua parede de fundo as cópias dos rascunhos e relatórios do Plano Piloto apresentado por Lúcio Costa no Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil. Aqui você encontrará fotos históricas da construção de Brasília. Vale dizer que o projeto de Lúcio Costa foi o vencedor entre os 26 projetos que participaram.







Museu Histórico de Brasília - O Museu Histórico de Brasília é o museu mais antigo da cidade. Foi projetado por Oscar Niemeyer e construído para marcar a transferência da capital para o Planalto Central. Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h.

Monumento Dois Candangos – estátua de bronze com 8 metros de altura faz referência aos trabalhadores que construíram Brasília.



Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves-  é um memorial em homenagem aos heróis nacionais que possuíram ideias de liberdade e democracia. O Panteão também consagra a memória de Tiradentes considerado o Patrono Cívico da Nação Brasileira. Tem exposições permanentes como o Mural da Liberdade de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira de João Câmara, o Vitral de Marianne Peretti, etc. No piso superior fica os restos mortais de Tancredo Neves. Faz parte do Centro Cultural Três Poderes. Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h as 18h. Entrada gratuita.





Palácio do Planalto (do outro lado) – sede do Poder Executivo projetada por Niemeyer, onde trabalha o Chefe de Estado do Governo (Presidente). A cerimônia de troca da bandeira acontece no primeiro domingo do mês pela manhã. 

Foto: Roberto Stuckert Filho

Palácio da Justiça (do outro lado) – sede do Ministério da Justiça. Desde a sua inauguração, em 1972 recebeu esse nome. Mas em 2003 foi renomeado para homenagear Raymundo Faoro (grande advogado e historiador). É aberto ao público diariamente todas as tardes e fale muito a pena! Sua fachada de lajes curvas com arcos e cascatas artificiais chamam atenção! 



Teatro Nacional Cláudio Santoro (do outro lado) – obra projetada por Niemeyer. Tem um formato de pirâmide irregular que lembra muito as famosas pirâmides egípcias. O nome, Cláudio Santoro é em homenagem a um famoso compositor brasileiro, maestro e violinista.  fachada obra de Athos Bulcão tem cubos e retângulos. 

 

Você pode separar um dia inteiro para curtir os pontos turísticos do eixo monumental. Mas não ache que os pontos turísticos acabam por aqui nãaao viu? Tem muito mais além do eixo monumental. Confira:

Museu Nacional dos Correios – o museu tem cerca de 1 milhão de peças sobre os Correios desde sua história até os dias atuais.  É muito interessante ver a evolução dos correios no Brasil. Muitos colecionadores vão a loucura olhando as raras coleções de selos! Foi inaugurado em janeiro de 1980 como Museu Postal e Telegráfico da ECT. Porém ficou 12 anos inativo, voltando em janeiro de 2012. São 5 andares dedicados a exposições, apresentações de teatro e música e salas para exibição cinematográfica. Telefone: (61) 3213-5076. Horário de funcionamento: de terça a sexta das 10h às 19h e aos sábados e domingos das 12h às 18h. Endereço: SCS Quadra 4 Bloco A Lote 256 Edifício Apolo - Asa Sul.  



Igrejinha - oficialmente se chama Igreja Nossa Senhora de Fátima. Projetada por Niemeyer, a igrejinha faz referência a um chapéu de freira. Foi o primeiro templo em alvenaria a ser erguido em Brasília. Detalhe: foi construída em 100 dias a pedido da primeira-dama Sarah Kubitschek. Inaugurada em 1958. Os azulejos de Athos Bulcão são um dos destaques de suas laterais. Seu interior e fachada Afrescos com bandeirolas e anjos. Além disso ela fica localizada na região da "super quadra" de Brasília na 307/308 Asa Sul.





Santuário Dom Bosco  – Uma das igrejas católica mais bonita de Brasília. Os vitrais ficam deslumbrante quando o sol reflete neles. É um homenagem construída a Dom Bosco. Isso porque em 1883, "São João Bosco" teve um sonho que previa uma cidade que conduziria um país no Novo Mundo em um futuro nobre e justo. A profecia influenciou Brasília ser fundada entre o 15º e 20º paralelos conforme o sonho de Bom Bosco. As janelas do salão foram projetadas por Claudio Naves. São revestidas com 12 tonalidades de azul! O lustre tem 7.400 peças e foi projetado pelo arquiteto Alvimar Moreira. A entrada é gratuita e fica aberto todos os dias 24 horas por dia.  Endereço: SEPS 702 Asa Sul. 

Foto: Divulgação





Tempo Budista da Terra Pura - O Templo Honpa Hongwanji de Brasília, mais conhecido como Otera do Plano Piloto é o Templo Budista de Brasília do Shin Budismo Terra Pura. Uma construção inusitada em meio há tantas "clássicas construções" brasilienses. A arquitetura japonesa é extremamente detalhada e muito bonita. Visitas guiadas as terças-feira e quinta-feiras das 14h às 18h. Endereço: 315/316 Asa Sul. Telefone: (61) 3245-2469 / (61) 3245-3388. E-mail: templobudistadf@gmail.com.




Templo da Boa Vontade – monumento erguido para a confraternização dos povos. Fundado por José de Paiva Netto em 21 de outubro de 1989. O lugar recebe a todos 24 horas por dia independente de crenças e descrenças religiosas, classe social ou grupo étnico promovendo a integração da criatura com o Criador.


Parque da Cidade Sarah Kubitschek – maior parque urbano da América Latina com 4,2 milhões de metros quadrados. Aos finais de semana é uma excelente opção para caminhar, andar de bicicleta, fazer piquenique, etc.

Palácio da Alvorada – é a residência oficial do Presidente da República. Um dos maiores símbolo da cidade. Foi projetado por Niemeyer as margens do Lago Paranoá, sendo inaugurada em 1958.


Foto: Divulgação
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - logo de cara você fica deslumbrado com a bela construção. O CCBB é um centro artístico com exposições, galerias de artes, teatro e cinema. A estrutura é ideia da artista brasileira Alba Rabelo Cunha. Além das exposições permanente o lugar sempre recebe exposições temporárias. Foi inaugurado em 1993 como o Centro de Formação do Banco do Brasil mas em 1990, foi reformado para se tornar o CCBB de Brasília e inaugurado em outubro de 2000. Telefone: (61) 3108-7600. Horário de funcionamento: de quarta a segunda das 9h às 21h. Endereço: SCES, Trecho 02, Lote 22. 


Ponte JK – um dos melhores cartões postais de Brasília. A ponte que liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto foi inaugurada em 2002. O arquiteto Alexandre Chan é o autor do projeto de arquitetura e iluminação. Tal projeto ganhou o prêmio internacional Gustav Lindenthal Medal na International Bridge Conference 2003 em Pittsburgh EUA pela harmonização ambiental e qualidade estética. Já foi considerada a ponte mais bonita do mundo! É um ícone de Brasília que vale a pena ser visto tanto de dia como a noite.





Lago Paranoá - é o "mar" de Brasília. rs! O lago artificial é um dos principais atrativos da cidade. Ao redor dele estão os m² mais caros do país! Tem 40km² e 48 metros de profundidade. Bastante procurado para prática de esportes náuticos como stand up, kitesurf, entre outros. 

Ermida Dom Bosco - uma charmosa capela feita em homenagem ao Papa João Belchior Bosco que em 1883 sonhou com a construção da Terra Prometida entre os paralelos 15º e 20º - local exato onde Brasília está. É um dos cartões postais de Brasília e foi projetada por Niemeyer. Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, Ql 29 - Lago Sul. Horário de funcionamento: todos os dias das 6h às 22h. 

Jardim Botânico – o belo jardim botânico de Brasília é o lugar ideal para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. Em meio há agitação de cidade grande, aqui os visitantes podem se "desligar" um pouquinho. Aos domingos o lugar é ideal para um piquenique e café da manhã. Horários: de terça a domingo das 9h às 17h.



Pontão do Lago Sul – um cartão postal as margens do Lago Paranoá. Oferece um pólo gastronômico para todos os gostos entre bares e restaurantes. Para os amantes de sunset esse é o lugar perfeito para curtir e aproveitar o fim do dia!




PONTOS TURÍSTICOS MAIS AFASTADOS: 

Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) - principal parque ecológico de Brasília. Tem dois espaços: a velha e a nova Água Mineral, uma ao lado da outra. Excelente opção de lazer principalmente para quem estiver com crianças. As piscinas são abastecidas com água das nascentes, tem várias trilhas ecológicas para explorar a fauna e flora e diversas áreas para um piquenique. São 43 mil hectares! Horário de funcionamento: todos os dias das 8h às 16h. Valor do ingresso: R$ 12 sendo que crianças até 8 anos não pagam. Endereço: Via Epia BR 040 - Setor Militar Urbano. 

Museu do Catetinho – projetada por Niemeyer, foi construído em apenas 10 dias para ser a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek no Distrito Federal. O Catetinho tem uma arquitetura bem simples comparada as grandes obras de Niemeyer, o que na época ganhou um nome de "Palácio de Tábuas". Desde 1959 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São 2 andares com cômodos, salas de despachos, quarto de hóspedes, sala de refeições e suíte presidencial. Horários: de terça a domingo das 9h às 17h. Ingresso gratuito. Telefone: (61) 3338-8803. Endereço: K0 – BR 040 - Gama.


Pronto! Agora você já tem vários motivos para turistar em Brasília. O que acha? Se você já foi conte para nós como foi seu roteiro e o que você mais gostou! Se não foi, não perca tempo e planeje sua viagem jáaa! Reserve seu hotel aqui e ajude o blog a se manter: booking ou hoteis.com . Quer alugar carro? Alugue na Rentcars. :)



Leia mais dicas:




31 comentários:

  1. de brasília, só conheço o aeroporto, gostei muito do post e fiquei bastante curiosa para conhecer... ainda quero emendar uns dias e conhecer a chapada também!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que todo viajante deveria visitar nossa capital pelo menos uma vez na vida, não acha?! Já estive por lá 2x e muito ainda há por ver e fazer como fica claro por esta longa lista de excelentes atrações em BSB citadas aqui. :) bj

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, adoro Brasília! E adorei passear pela cidade nas suas fotos e dicas, ótimas, por sinal! Viva o que o Brasil tem de bonito, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Keul, seu post tá hiper ultra super completo! Meus parabéns pela descrição e apresentação de tantos detalhes!

    ResponderExcluir
  5. Passei por lá indo para a Chapada dos Veadeiros e não tive tempo de explorar a cidade. Lendo o post, percebi que tem muitaaaa coisa para fazer. Que arrependimento!!! rs

    ResponderExcluir
  6. Que post lindo! Que fotos sensacionais!

    Eu já morria de vontade de conhecer Brasília, agora já estou pesquisando passagens! :)

    ResponderExcluir
  7. Que lista mais completa, acho que a mais completa que já sobre Brasília, confesso que nem imaginava que tinha tanto atração assim pra conhecer, acho que preciso visitar Brasília logo.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou fã do Niemeyer! Brasília realmente tem uma arquitetura linda! Post super completo, tá salvo aqui para quando eu voltar a Brasília!! As fotos estão lindíssimas! Abs, Renata

    ResponderExcluir
  9. Até hoje só visitei Brasília a trabalho, em viagens corridas. Nesse post, vi que preciso fazer uma viagem para conhecer a cidade e suas belezas. As dicas já estão anotadas!!

    ResponderExcluir
  10. Estive uma única vez em Brasilia há uns 15 anos atras quando fui jogar a final do campeonato brasileiro infanto-juvenil de vôlei. Achei a cidade linda!! Tenho muita vontade de voltar.. de preferência durante a floração dos ipês.

    ResponderExcluir
  11. As vezes que fui para Brasília adorei conhecer a cidade, só que fiquei por muito pouco tempo, pois uma das vezes foi na copa para ver um jogo, daí na época os hotéis estavam muito caros, mas uma dia voltarei com mais tranquilidade, um lugar que adorei conhecer é o Santuário Dom Bosco, os vibrais azuis são espetaculares.

    ResponderExcluir
  12. Está aí uma cidade que ainda preciso conhecer... E não tinha ideia do tanto de coisa que posso visitar... Parabéns pelo post!!! Agora já tenho uma ideia do tempo que vou precisar na cidade quando conseguir ir...

    ResponderExcluir
  13. Michela Borges Nunes8 de setembro de 2017 17:28

    Que post completo, uau! Estivemos agora em julho e amamos demais Brasília. Só não conseguimos fazer tudo isso que está aqui, mas já deu para ter um gostinho super especial pela capital. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  14. Realmente logo associamos Brasilia à política, mas adorei ver que a cidade vai muito além disso. Tem muitos lugares bonitos que merecem ser visitados! Ótimo post!

    ResponderExcluir
  15. Uau, que posta mais completo sobre a capital brasileira! Gostei da introdução e das fotos antigas para mostrar o que era a cidade há decadas atrás. Gostei muito do planetário e da catedral metropolitana. Muito bom texto e fotos com muita qualidade. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, tava adorando tudo mas morri com essa foto da exposição do Sebastião Salgado! Ela tá aqui em Roterdã agora! Que sensacional!!!

    ResponderExcluir
  17. Fui em Brasília umas duas vezes, o meu maior problema com a cidade é o clima seco. Quando desço do avião, minha pele sente na hora. Então uma dica importante é sempre se hidratar, soro, água, hidratante corporal, manteiga de cacau... rsrs... fora isso, a cidade é muito linda. De cima então, parece (e foi) que foi desenhado a mão.

    ResponderExcluir
  18. As fotos ficaram incríveis! sou suspeita para falar de Brasília, amo essa minha cidade!!! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  19. Que post riquissimo, cheio de informações e histórias! Visitei Brasilia tem mais de 10 anos, conheci a maioria desses lugares, mas faz tanto tempo, que acho que passou da hora de voltar! Parabéns pelo post, super completo e informativo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Elaine, que post tão completo. Parabéns! Desconhecia alguns factos sobre a cidade, nomeadamente a importância de Lucio Costa (associava a cidade apenas ao Oscar Niemeyer, que acho genial). Adorei conhecer um pouco melhor Brasília e fiquei a babar pelo Museu Indígena. Abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  21. Admito que nunca tive a mais mínima curiosidade em visitar Brasília, excepto para poder ver a obra do Neyemayer... MAs depois de ver estas fotos,a minha percepção mudou completamente e a cidade parece realmente bastante interessante!

    ResponderExcluir
  22. Que cidade incrível! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas morro de vontade! Depois desse post então, só aumentou =)

    ResponderExcluir
  23. Brasilia é um lugar que nunca coloquei na lista pra visitar acho que por causa da política =( Mas é bom saber que tem mt coisa legal pra conhecer e visitar... Adorei as dicas e quando tiver oportunidade irei!! Beijoo

    ResponderExcluir
  24. Quantos lugares para se conhecer em Brasília! Preciso marcar uma viagem para visitar todos estes pontos turísticos que indicou. Parabéns pelo post e pelas ótimas fotos.

    ResponderExcluir
  25. Keul, que delícia de post! Adoro ler (e ver as fotos) de Brasília sob outros olhares. ADOREI!

    ResponderExcluir
  26. Brasília é fantastica! Na época dos ipês então <3

    Um dos meus lugares favoritos é o prédio do itamaraty. Sempre que visito a cidade tento coloca-lo no roteiro.

    ResponderExcluir
  27. Brasília é bacana demais, e o post ficou super completo. Não há o que incluir nele, parabéns!

    ResponderExcluir
  28. carambaaa, quanta coisa legal! confesso que so passo por Brasilia para fazer conexao, erro grave! Da proxima vez ficarei 2 dias na cidade para conhecer parte desses pontos turisticos!

    ResponderExcluir
  29. Preciso conhecer Brasília urgentemente! Adorei o post e as fotos que estão simplesmente maravilhosas. Parabéns! Bjs.

    ResponderExcluir
  30. que post maravilhoso!!!! acabei de fazer um bate e volta a trabalho em Brasilia, e consegui conhecer bem pouquinha coisa e ja gostei do q vi! com certeza vou olhar suas dicas de novo, qdo conseguir ir pra la com mais calma =D

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tive oportunidade de conhecer Brasília, mas está nos meus planos, pois tenho lido tanta coisa interessante que não posso deixar de fora da bucket list kkkk. Achei o post perfeito, principalmente pra quem ainda não conhece, já deixa a gente curioso.

    ResponderExcluir