terça-feira, 2 de maio de 2017

Turistando na Suíça

Vamos turistar hoje na Suíça? Isso mesmo, hoje vamos conhecer um pouco daquele minúsculo país, que ganhou no mês de março de 2017 o merecido prêmio de “Melhor País do Mundo”, conferido pela revista americana U.S. News & World Report, em parceria com a Universidade da Pensilvânia. Portanto, se estamos Turistando no Mundo, nada mais justo que um post especial para o melhor país no mundo, não é?

E por que será que a Suíça é tão encantadora? A resposta é simples, com apenas poucas palavras é possível explicar esse encanto: organização, respeito, acolhimento, segurança, disciplina, pontualidade, beleza. Precisamos de mais alguma coisa pra turistar?

Agora, a segunda pergunta: por que o brasileiro, em geral, não insere a Suíça nos roteiros das eurotrips, já que é um país tão perfeito? Simplesmente pela fama que o país tem de ser caro. Só que hoje nós vamos mostrar que podemos fazer uma viagem dos sonhos àquele país dos sonhos, com o custo dos sonhos. Mas antes das dicas, vamos ver um pouco do encanto da Suíça!

Alpes Suíços
Lago Suíço
A Suíça é interminável, incansável, viciante e apaixonante. É impossível ir lá uma vez e não querer voltar logo, pois são muitas opções de cidades a visitar, todas lindas, perfeitas, e cada uma com a sua particularidade. Fazer um roteiro para a Suíça é uma tarefa difícil, pois a maior questão é: que cidades escolher?

Como estamos falando de uma viagem econômica, vamos pensar em um roteiro de 7 dias e para escolher as cidades, partiremos de uma regra básica: a primeira visita à Suíça deve ter: uma metrópole, uma cidade na beira de um lago e uma cidade alpina, no mínimo. Pensando nesses critérios, nosso roteiro será: 

Zurich
A maior cidade da Suíça, uma linda metrópole, que tem um charme todo especial de uma cidade pequena. Ao contrário do que todos pensam, Zurich não é a capital do país. Apesar da marca de maior centro financeiro, cidade mais populosa, Zurich é encantadora, tem um astral incrível e em alguns pontos sua noite é bem agitada. Mas a maior beleza está no centro histórico, cortado pelo Rio Limmat e nas margens do Lago Zurich. Passear pela Banhofstrasse, a avenida mais famosa e glamorosa da cidade, é o ponto de partida para quem vai a Zurich, pois é ali que começamos a sentir a energia daquela cidade.

Rio Limmat com vista para o Centro Histórico
Lucerna
Uma pequena e linda cidade à beira do Lago Lucerna, ou Lago dos Quatro Cantões. Assim como Zurich, é cortada por um rio, o Rio Reuss, que margeia o Centro Histórico. O que tem de tão especial em Lucerna, que a confere o título de uma das cidades mais charmosas da Europa? Podemos falar, mostrar fotos, mas somente ao chegar lá é que entendemos o que é Lucerna. Imagine uma cidade onde de um único ponto você vê o rio, cortado por lindas pontes, um centro histórico com construções de fachadas lindíssimas, e um lago deslumbrante, que tem os Alpes como pano de fundo!!! Em apenas um dia conhecemos todos os pontos turísticos da cidade, a pé. Além disso, é de lá que partem lindos passeios aos montes Rigi e Pilatus e rotas de trens panorâmicos como o Goldenpass e o Gotthard Panorama Express (que antes se chamava Wilhelm Tell).

Lago Lucerna com vista para o Centro Histórico
Zermatt 
A melhor definição para Zermatt é “conto de fadas”. Sim, quando chegamos lá temos a sensação de estar vivendo em um conto de fadas! A impressão que dá é que acordaremos de um lindo sonho, mas logo vemos que é a mais pura realidade. Uma vila alpina que tem a rua principal (Bahnhofstrasse) cheia de chalés onde funcionam restaurantes, hotéis, lojas, onde só passam carrinhos elétricos de serviços, charretes, e muita gente que vai em busca de pistas de esqui (no inverno) ou de caminhadas (no verão). O fato é que Zermatt é vibrante e pulsante o ano inteiro, e é difícil dizer em que época é mais linda. Além do charme do vilarejo, Zermatt tem uma estrela: a majestosa e mais famosa montanha dos Alpes: Mattherhorn, aquela que está presente nas embalagens do Toblerone, e cujo formato inspirou tantas outras marcas. De Zermatt partem passeios alpinos lindíssimos, cada qual com seu charme e característica própria: Gornergrat, de trem de cremalheira; Glacier Paradise, de teleféricos; Sunnega, de funicular, todos eles nos proporcionando vistas panorâmicas incríveis com a Matterhorn ao fundo.

Vila de Zermatt
Berna
E finalmente a capital do país! Claro que ela não poderia ficar de fora do nosso roteiro né? Muitos pensam que é uma cidade sem graça, mas quando chegamos lá a primeira vez, tivemos uma grata surpresa: a capital do nosso querido país é simplesmente LINDA! Nossa, que encanto! E o melhor, é possível conhecer seus principais pontos em menos de um dia. Dá até pra fazer dobradinha de bate-volta com outra cidade próxima! Berna é especial, tem um corredor comercial cercado de prédios com o mesmo padrão construtivo, com calçadão coberto, e quando chegamos ao final desse corredor nos deparamos com o Rio Aar, lindo, maravilhoso, que tem às suas margens o famoso Parque dos Ursos. Os monumentos históricos de Berna, as fontes de estilo gótico, cada qual com uma escultura mais linda que outra, as lindas torres (da Prisão e do Relógio), fazem de Berna uma capital que faz jus ao seu país.

Centro Histórico de Berna
Interlaken
Já falamos da metrópole, da cidade de lago, da cidade alpina, da capital, mas com certeza surgiu uma dúvida: e aquelas viagens panorâmicas que são tão faladas, estão contempladas nesse roteiro? De certa forma sim, pois no programa de Zermatt tem viagem panorâmica, mas vamos incrementar o roteiro inserindo mais uma cidade que contempla trens panorâmicos: Interlaken. Muitos falam de Interlaken como estação de esqui, mas na verdade ela é uma cidade plana, localizada entre dois lindos lagos: Brienzersee (ou Lago Brienz) e Thunersee (ou Lago Thun). A relação dela com os esportes de inverno deve-se ao fato dela estar rodeada por montanhas alpinas, e sendo assim é de lá que partem os trens alpinos para a famosa região do Jungfrau, compreendendo vilarejos como Grindelwald, Lauterbrunnen, Murren, Wengen, e as subidas pelos Alpes são sempre em trens panorâmicos.

Região de Interlaken
Agora que as fotos já mostraram que a Suíça é linda de verdade, precisamos contar que todas as cidades do país são lindas assim. É claro que não conhecemos todas, aliás, só conhecemos 22, mas já cruzamos os quatro cantos do país de trem, e não há um trecho sequer que não seja lindo! Então vamos as principais informações desse país tão mágico e encantador:


Dicas importantes para quem quer turistar na Suíça:

●     Não há necessidade de visto para entrarmos no país. Dica: quando for comprar sua passagem de avião, observe se haverá conexão em um país que exija visto.

●     A Suíça não faz parte da União Européia, mas é um dos signatários do Acordo de Schengen, que garante a livre circulação de pessoas entre os países da União Européia, além da Suíça, Noruega e Islândia. O que significa isso para nós, turistas? Significa que se fizermos a imigração ao chegar em um dos países do acordo, não há necessidade de repetir na Suíça. Dica: chegar por Lisboa é uma ótima opção para nós, brasileiros, pois assim fazemos a imigração na nossa língua.

●     A moeda oficial do país é o franco suíço (CHF), mas o euro também é aceito. Alguns estabelecimentos já trazem o valor em franco e em euro na nota fiscal. Se o pagamento for feito em euro, o troco será sempre em franco suíço. Dica: se você levar euro pra Suiça, faça o câmbio para franco suíço em uma estação de trem ou no aeroporto, pois podemos perder com o câmbio feito nos estabelecimentos. É sempre importante termos moedinhas de franco suíço em mãos, pois em alguns lugares públicos a entrada para o WC requer uma moedinha de 1 a 2 francos. 

●     O país é dividido em quatro regiões que se distinguem pela língua oficial: alemão, francês, italiano ou romanche. Dica: o suíço é tão receptivo e educado, que somos muito bem recebidos quando falamos inglês. E se nem o inglês for suficiente, experimente o português, pois é uma língua muito falada em algumas regiões.

●     A malha ferroviária da Suiça conecta quase todas as cidades. O sistema ferroviário é simplesmente perfeito!! Andar de trem na Suiça é uma atração à parte. As estações nos deixam nos melhores pontos das cidades, favorecendo os passeios turísticos. Dica: instale o aplicativo SBB Mobile no seu celular para consultar horários de trem, além das rotas, conexões, preços de passagens e previsão de ocupação dos vagões.

●     Por fim, uma das informações mais importantes: A Suiça é um país neutro, e desde 1815 não se envolve em guerras e terrorismo, o que nos dá uma sensação de segurança incrível! Precisa mais alguma coisa pra convencer que ela precisa ser inserida nos roteiros da Europa? Então vamos ao que interessa:

Como fazer uma viagem barata à Suíça?

1-    Ao invés de se hospedar em hotel, prefira um apartamento. Eles possuem as diárias muito mais baratas, possuem cozinha equipada com microondas, fogão, torradeira, cafeteira, pia, enfim, tudo que precisamos pra fazer nossas refeições.

Apartamento em Geneve
2- Tome um café da manhã reforçado, um lanche na rua entre meio dia e duas horas da tarde, e deixe a refeição principal para o final da tarde. Antes de dormir, umas frutinhas ou pequenos lanches.

Banca de frutas em Lucerna
3- Sentar em restaurante é muito caro. Se pedir bebida alcoólica então, nem se fala. Um casal não gasta menos de 40 francos em um restaurante. Agora multiplique isso por 3,10. Fica caro, né? Por esse motivo, compre sua refeição principal nos mercados da rede Coop ou Migros, que estão presentes em toda a Suíça. Neles você consegue um prato pronto congelado de massa, risoto, frango, etc... por uma média de 7 francos. Olha como fica bem mais barato que o restaurante!! Um suco de maçã, o tradicional Apple Juice da Suíça, custa mais de 5 francos em um restaurante. No mercado não passa de 2 francos. Conseguimos comprar uma garrafinha individual de vinho por 2 francos, mas é óbvio que tem marcas mais caras. As saladas completas custam em média 4 francos. Sem contar na imensa variedade de sanduíches de todos os recheios possíveis, que não passam de 5 francos. Portanto, vamos deixar pra comer bem no Brasil, ok? Se em último caso quiser sentar em um restaurante, prefira os italianos, ou então nas grandes cidades aqueles localizados nas praças de alimentação das lojas de departamento.

Saldas do Coop
4- Vamos esquecer aquelas comprinhas que todo brasileiro gosta de fazer no exterior? Já se foi o tempo que valia a pena, não é?! Ainda mais se tratando de Europa. Vamos gastar nossas economias apenas com souvenir. Imãs de geladeira, copinhos com o nome da cidade, chaveirinhos, canetas, custam em média 5 francos. Definitivamente, se a sua viagem tem padrão econômico não recomendamos compras na Europa.

5- A Suíça é tão linda, tão rica de beleza natural, que não há a menor necessidade de gastar dinheiro pra espetáculos, museus, shows, ou qualquer atividade paga. Os seus lagos, montanhas, centros históricos, rios, parques, são de graça e são maravilhosos!!

Matterhorn, Zermatt
Lac Lèman, Montreaux
Centro Histórico de Neuchâtel
Rio Reno, Schaffhausen
Parco Ciani, Lugano
6- Tem um custo que não dá pra deixar de ter: o Swiss Pass, que é um passe que dá acesso a qualquer trem na Suíça, além dos barcos e transportes públicos urbanos (ônibus, tram), e entrada em castelos e museus. O valor depende da quantidade de dias que vai ficar. E pra não gastar mais nada em diversão/passeios, troque a subida do Jungfrau pela subida dos vilarejos próximos a Interlaken, que são lindos demais e cobertos pelo Swiss Pass. Com o passe já tem muitas opções, não precisa fazer passeios que tenham algum valor extra a pagar. Por mais que o aluguel de carro seja aparentemente mais barato que viajar de trem, os imprevistos acontecem, e podem virar mais caros. O Swiss Pass realmente é um custo necessário, e no final vai valer super a pena!! Confira mais informações sobre o Swiss Pass.

Gare de Cornavin, Geneve
E então, o que achou desse país maravilhoso? Vamos turistar na Suíça?!

Texto e fotos: @turistandonasuica


O post de hoje é da nossa colaboradora Eliana do @turistandonasuica . Ela é apaixonada por viagens como nós e especialista quando se trata da Suíça. Vocês perceberam o quanto ela é fera né? Então espero que tenham gostado! Quer saber mais sobre esse destino? CONFIRA AGORA O IG DO TURISTANDO NA SUÍÇA!



47 comentários:

  1. Oi para Eliana e Keul... estou babando com tanta paisagem linda! Suíça parece mesmo um pais de extraordinária beleza! Cada paisagem nos tira o fôlego, cada cidade mais encantada que outra!

    Texto lindo de morrer e que diz muito sobre esse país, ajudando e muito a nós viajantes que ainda não aportamos por esses lados. beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos muito a confiança e oportunidade de trazer um pouco da Suíça pra o Turistando no Mundo, divulgando as riquezas daquela país perfeito, em especial as riquezas naturais, de comportamento, de organização!! Em breve teremos mais informações da Suíça por aqui!! Parabéns pelo blog!! Vamos todos Turistar pelo Mundo, na Suíça, e em todos os lugares, pois viajar é reabastecer nossa energia, é valorizar o que já temos, é sonhar com o que ainda não temos, e acima de tudo é aumentar a esperança de um mundo melhor!!

    ResponderExcluir
  3. Reportagem incrível. Fotos lindíssimas. Leitura obrigatória para os que quiserem ir para a Suíça. Nós, brasileiros deveríamos nos espelhar na Suíça para um país melhor. A Suíça nos dá uma esperança que ainda existe no mundo um lugar organizado e que tudo funciona.

    ResponderExcluir
  4. A Suiça tem algumas das paisagens mais lindas da Europa! Confesso que o preço sempre me assustou mesmo! Mas não desisto de coloca-la na minha lista de desejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista mesmo, Marianne!! Você vai ver como vale a pena!!

      Excluir
  5. A Suíça é realmente um país exemplo para o mundo. Adorei este post principalmente por democratizar e desmistificar as viagens para Suíça, mostrando que tem sim formas de conhecer este país de forma econômica e muito divertida.

    ResponderExcluir
  6. Eu e meu marido embarcamos para a Suiça dia 13 de maio e, depois que "encontramos" o Turistando na Suiça tudo ficou ainda melhor. Recebemos dicas preciosas que realmente farão a diferença durante nossa viagem. Atenção e carinho que não esperávamos em um simples perfil no Instagram. Não vejo a hora de chegar nesse país tão lindo e de voltar com muitas histórias pra compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!! Espero que tenham aproveitado!!

      Excluir
  7. Adorei! Com essas fotos maravilhosas dá pra sonhar, e muito com a Suiça, hein?! Muito legal o post!

    ResponderExcluir
  8. Meu esposo é fascinado pela Suiça, já fez uma viagem pra lá e sempre me relata o quanto foi maravilhosa.
    E depois dessa leitura, eu estou sonhando com o dia em que iremos juntos.
    Adorei!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Encantada com a Suiça e contente de saber que tem dicas para economizar por lá =)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, temos muita vontade de conhecer! Realmente é um lugar incrível! Deve ser uma viagem inesquecível! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de post. Tudo explicadinho. Adorei as dicas de comida barata!

    ResponderExcluir
  12. Um lindo país para visitar, certamente. Mas o que mais gostei foram as dicas de hospedagem e alimentação, fundamentais para quem viaja com crianças. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Que dica legal! Adorei. Não conheço ainda. Esta na minha listinha. =)

    ResponderExcluir
  14. quem quer viajar p Suíça tem que seguir o IG "Turistando na Suiça". Eles têm dicas sensacionais, além de serem muito atenciosos.

    ResponderExcluir
  15. Morro de vontade de conhecer a Suíça, principalmente pelos seus atrativos naturais (acho que ja ta meio na cara que eu sou bem natureba, ne? hahaha)
    O texto está muito bom e as fotos estão lindas .. Amei os Alpes Suiços, Matterhorn em Zermatt e o Rio Reno em Schaffhausen.

    Já coloquei na lista de desejo
    beijãoo

    ResponderExcluir
  16. Que lindo post, a Suíça é de fato apaixonante, né? Só conhecemos Zurique, onde ficamos 2 noites em 2013, e a cortamos de trem quando viemos de Paris, e depois fomos a Milão. Suas paisagens são de tirar o fôlego. Agora, para nós, é extremamente cara, mesmo. Talvez fora de Zurique haja alguma folga, porque lá, pagamos os almoços e lanches mais caros onde já estivemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarde as dicas dos mercados para a próxima!!

      Excluir
  17. Uma foto mais linda que a outra e eu aqui babando em todas elas. Eu já sabia que era um país lindo, mas esse post tirou qualquer dúvida que podia existir. Pena que é tão caro! Suas dicas serão super úteis.

    ResponderExcluir
  18. Apaixonada por essas fotos, a Suíça parece ser tão incrível!!!
    Quero ver mais dicas de lá! <3

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post! Informações super práticas e úteis! Que natureza espetacular! Suíça entrou para a minha lista, com certeza! :-)

    ResponderExcluir
  20. E pensar que já tive um ticket emitido para a Suíça e por motivos de força maior acabei não conseguindo realizar a viagem. Está na minha #bucketlist desde sempre. Já marquei seu post como favorito para quando for planejar a viagem me embasar nas suas experiências incríveis ;) abração!

    ResponderExcluir
  21. Ando sonhando com a Suíça! E com esse post fiquei ainda com mais vontade. Cada foto deslumbrante, lugares lindos... Tenho que me organizar para tornar isso real! =)

    ResponderExcluir
  22. Vamos lá turistar na Suiça sim! :) As fotos são fantásticas e as paisagens de fazer cair o queixo. Dá mesmo vontade de apanhar o próximo voo e seguir para lá! Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  23. A Suíça virou um sonho nosso depois de vermos uma série de reportagens sobre o país em um programa de turismo. São muitos lugares dignos de postal! Iremos com certeza! Ótimas as dicas!

    ResponderExcluir
  24. Não pode falar palavrão aqui certo? rsrsrs Pq se pudesse, soltaria um bem feio! Meu Deus que lugar lindo, desejando ir para a Suíça em 3,2,1... com certeza iria para uma metrópole, uma cidade com lado e uma cidade alpina rsrs... adorei o post. =D

    ResponderExcluir
  25. A Suiça é um país lindissímo que vale muito a pena visitar. É super verde, as pessoas são muito educadas. Mas é tudo um pouco caro...

    ResponderExcluir
  26. Na minha mesa de trabalho tem um mapa da Suíça com um coração vermelhinho, só esperando eu realizar o sonho de conhcê-la. Já fiz até o roteiro, que inclui muitos lugares que você citou. Adorei as dicas para economizar, mas ainda acho que um carro te dá mais liberdade.

    ResponderExcluir
  27. Turistando na Suíça me ajudou muito com dica de roteiro, estive em Lucerna em março de 2017 e foi maravilhoso! Dá vontade de ficar lá para sempre, tenho fé que ainda voltarei.

    ResponderExcluir
  28. A Suiça sempre foi um destino que está na nossa lista de desejos faz tempo. Que lugar fantástico não? òtimo post e bem detalhado.

    ResponderExcluir
  29. ahh Suíça é um dos lugares que vou conhecer este ano! eu só visitei o aeroporto de Zurique quando fiz uma conexão para a Alemanha e vou dizer que os caras não foram muito amigáveis ahueahe ainda bem que eu tinha tudo certinho!!

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, esse post me deixou com vontade de visitar a Suíça... como se a minha lista não fosse longa o suficiente! ahahaha Fazer a imigração em Lisboa é uma ótima dica para quem não fala outros idiomas.

    ResponderExcluir
  31. Apaixonada pela Suíça eu já era, agora vendo seu post tudo detalhado e com essas fotos lindas fiquei com mais vontade ainda Keul. Nunca fui pra lá e não está no meu top 5 (pelo custo só), maaaas, está na lista! Bom saber que aqui tem um relato bom pra me basear =)

    ResponderExcluir
  32. Com essas dicas de economia dá pra pensar em ir, viu? :) Já que dói no bolso só de pensar nessa conversão =/

    ResponderExcluir
  33. Quero tanto conhecer a Suiça!! Mas realmente é um destino caro quando comparado a outros. Espero que consiga em breve. Amei a escolha dos lugares que você foi <3

    ResponderExcluir
  34. Como não amar a Suíça, né? Que país incrível!
    Ano passado estive em Zurich e também pude conhecer Schaffhausen e ver algumas vilinhas próximas de Zurich e fiquei simplesmente doida, foi uma viagem curta pq eu tive uma conexão longa por lá, mas eu amei muito e não vejo a hora de voltar e poder ver mais!
    :)

    ResponderExcluir
  35. Confesso que até hoje realmente não pensei em ir pra Suíça, não por que não desejo, mas justamente por esta fama de ser um país muuuuito caro pra se visitar!

    Mas com este post, realmente bate aquela vontade de conhecer. Tenho certeza que o investimento será muito válido!

    Post fantástico!

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante esse post, a Suíça é realmente um país maravilhoso, e mt abençoador... amei o post

    ResponderExcluir
  37. Que post completo e com fotos lindas, amei as dicas pra economizar, fazem a diferença pra não entrar no vermelho.

    ResponderExcluir
  38. Um dos posts mais completos que ja li sobre a Suíça! Obvio que a vontade aumentou e muito para conhecer esse paraíso <3

    ResponderExcluir
  39. Mt interessante o post, a Suíça é realmente um lugar lindo e maravilhoso de se viver.... Amei o post

    ResponderExcluir
  40. Nossa, postagem completíssima! Nunca coloco a Suíça nos meus planos pra Europa (um dia eles saem) e a maioria das pessoas que eu conheço que vão pra Europa ou mesmo blogueiras de viagem vão para destinos mais tradicionais. Eu adorei as dicas para montar um roteiro e as cidades indicadas, obrigada mesmo por compartilhar tanta coisa legal com a gente.

    Beijos, Vickawaii
    Www.neverland.com.br

    ResponderExcluir