quinta-feira, 20 de abril de 2017

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília foi o primeiro monumento da capital. A obra de arte foi projetada por Niemeyer durante 10 anos sendo inaugurada em 31 de maio de 1970. Sendo considerado Patrimônio da Humanidade desde 1990 esse lugar é realmente uma joia arquitetônica.



O templo tem linhas arquitetônicas singulares e originais e algumas características marcantes de Niemeyer como concreto armado, vidro e espelhos d’água. A cobertura do templo é sustentada por 16 colunas de concreto cada uma com 42 metros de altura e 90 toneladas. É uma estrutura e tanto hein?



Gente, a beleza dessa catedral é simplesmente fascinante! Não é por acaso que ela foi escolhida como maravilha número 1 da cidade pelos próprios brasilienses. A Catedral é dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Padroeira do Brasil e de Brasília.



"Pensei que a catedral pudesse refletir, como uma grande escultura, uma ideia religiosa, um monumento de oração, por exemplo. Projetei-a circular, com colunas curvas, que se elevam para o céu, como um gesto de reclamo e comunicação." Oscar Niemeyer




Na entrada fica as quatro estátuas dos evangelistas. São 4 estátuas de bronze com 3 metros de altura representando os quatro evangelistas da bíblia sagrada: Mateus, Marcos, Lucas e João. Foram esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. O pergaminho na mão representando-os como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo no mundo.




Dentro da catedral você encontrará o presbitério, os famosos anjos no céu, o coro, uma coluna de iconografias, a cripta, o batistério, a cruz história, esculturas de Pietá e Dom Bosco e os confessionários. 






O altar da catedral é lindo e foi um presente doado pelo Papa VI.



A Pietá é uma réplica da obra de Michelangelo que se encontra na Basílica de São Pedro em Roma. Pesa 600 kg e mede 1,74 m de altura. Foi produzida num período de três anos pelo Museu do Vaticano com mármore em pó e resina. Essa imagem foi abençoada pelo Papa João Paulo II. 



A escultura de Dom Bosco foi esculpida pelo Mestre Mauro Baldasari, artista italiano de Turim. Dom Dom Bosco previa que nesse local seria o nascimento de uma nova civilização, outra “terra prometida”. Reparem nas mãos de Dom Bosco! É um detalhe que chama atenção pois cada mão está apontando para um lugar. A da direita para a entrada da Catedral como um gesto de acolhimento aos visitantes e a da esquerda para o altar, onde estão Jesus e Nossa Senhora Aparecida.  Em junho de 1962, Dom Bosco foi proclamado Copadroeiro de Brasília.



No interior da nave estão os famosos anjos suspensos. Os anjos são obras de artes de Alfredo Ceschiatti e Dante Croce representando os três arcanjos bíblicos: Miguel, Gabriel e Rafael. O maior pesa 300 kg  e mede 4,45 m, o médio pesa 200 kg e mede 3,40 m e o menor pesa 100 kg e mede 2,20 m. Apesar de todo o peso e tamanho eles são presos por cabos de aços e é totalmente seguro!





A Cruz Histórica recebe esse nome por ter sido plantada no solo da capital na primeira missa oficialmente programada para a inauguração de Brasília em maio de 1957.


Os vitrais são obras primas de Marianne Peretti. Belíssimos por sinal! O efeito da iluminação fica incrível com os vitrais.






O campanário teve uma forma totalmente inovadora e ousada naquela época. Foi criada para ser a Torre da Catedral por D. José Newton de Almeida Baptista. São 20 metros de altura! É composto por quatro grandes sinos de bronze doados pelo Governo da Espanha. Desde 1987 os sinos tocam pontualmente às 6h, 12h e 18h.


Visitação gratuita!

Horário de funcionamento: 08h às 18h.


36 comentários:

  1. Sou apaixonada pelas obras do Niemeyer e você retratou a catedral muito bem. As fotos estão lindas!

    ResponderExcluir
  2. Esse igreja catedral é muito linda mesmo, sempre que fui para Brasília ia visitar essa linda obra de arte

    ResponderExcluir
  3. A Catedral é certamente o monumento que mais gosto na nossa cidade

    ResponderExcluir
  4. Oi Pessoal,
    Nossa, acho esta igreja muito linda. Sempre que passo por Brasília tento dar uma passada lá mas não conhecia todos estes detalhes. Muito bom
    Abs, Marlise

    ResponderExcluir
  5. Igrejas nunca são de meu interesse, mas essa aí me arrancou um suspiro de exclamação. Impressionante! Que fotos lindas.

    ResponderExcluir
  6. q lugar absurdo de bonito né, Niemeyer manjava muito dos paranaue das linhas, sem falar nessa iluminação, que coisa mais linda!! as fotos ficaram demais!

    ResponderExcluir
  7. Niemeyer é um gênio! Essa catedral é uma obra de arte em todos os sentidos <3 todas as vezes que vou para Brasília tenho que entrar!

    ResponderExcluir
  8. Já tive o prazer de visitar esta catedral. É simplesmente maravilhosa! Eu só não sabia de tantas informações históricas sobre ela, obrigada por compartilhar :)
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Uau! Quantas fotos lindas! Eu já conheço a Catedral, acho ela linda e adorei saber melhor os detalhes.

    ResponderExcluir
  10. Que obra impressionante!!! Como penduraram mais de 400kg no tetos? As cores, o interior, o exterior, tudo é espetacular! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Para quem vai para Brasília a Catedral é ponto obrigatório de visita. Adorei ela quando passei por lá! =)
    As fotos ficaram muito show!

    ResponderExcluir
  12. É um lugar lindo. Toda vez que vou a BSB, passo por lá. Parabéns pelo post!!!
    Abraços
    Carolina

    ResponderExcluir
  13. O Niemeyer parece que veio de outro mundo né! A arquitetura dele é maravilhosa demais! Já achava linda essa catedral por fora, mas nunca tinha visto o interior dela. Fiquei encantada!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que obra de arte! desconhecia os detalhes. Acho que só um ateu poderia ter feito uma igreja tão bonita. rs.
    Muito linda mesmo e suas fotos estão maravilhosas. Agora já sei para onde ir quando visitar Brasília :)

    ResponderExcluir
  15. Eu sou uma daquelas exceções porque eu não sou muito fã de Niemeyer, não. Mas acho esses vitrais lindos!

    ResponderExcluir
  16. Que cores maravilhosas! Eu realmente não tinha visto as fotos internas da Catedral, adorei.

    Edson

    ResponderExcluir
  17. As obras do Oscar Niemeyer são fantásticas, um homem muito talentoso. O que mais me chamou a atenção na Catedral de Brasília foram os vitrais, tão coloridos e vivos. Quando eu for a Brasília com certeza irei visitar a Catedral, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  18. Soberba, a obra de Niemeyer. Voltei recentemente da Argélia e também deixou lá excelente legado, nos seus anos de exílio.

    ResponderExcluir
  19. Muito bonita! As tuas fotos ficaram incríveis! Quero muito ir e ver estes vitrais refletindo igualzinho ficou na tua foto. Muito legal o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Uauuu como essa catedral é linda demais. É cada detalhe neste vitral do teto com estes tons de azul. Sou louca para conhecê-la.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Cara,na, não sabia que tinha uma réplica da Pietà na Catredal de Brasilia! Estive lá em 1996 e sinceramente lembro de pouco, Mas que é a obra mais bonita da Capital, isso eu lembro bem.

    Bjs
    Dani Bispo
    abolonhesa.com

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post e as fotos, acho Brasília um lugar muito especial.

    Clau

    ResponderExcluir
  23. Linda demais, já tô louca pra conhecer.

    ResponderExcluir
  24. Realmente uma obra de arquitetura magnífica. As fotos estão muito lindas! Pelo menos não precisa pagar pra visitar, como em várias outras igrejas pelo mundo.

    ResponderExcluir
  25. Essa catedral é linda! Sempre fico admirando ela nas fotos... Ainda não conheço Brasília, mas tenho muita vontade.

    ResponderExcluir
  26. Uma catedral totalmente fora do convencional, e linda!! Suas fotos estão lindas!!

    ResponderExcluir
  27. Sou de Brasília, e um dos nossos orgulhos é essa Catedral, é um passeio que sempre indico para os amigos! Lindas fotos!

    ResponderExcluir
  28. Eu amo fotografar Catedrais pela arquitetura. E essa é incrível! Quero muito conhecer. :)

    ResponderExcluir
  29. Gente, que vergonha admitir que não sabia como era o monumento por dentro! :O Muito lindo e colorido. Adorei as fotos!

    Beijo,
    Ju
    http://madamebr.com

    ResponderExcluir
  30. Uma das catedrais mais lindas que já visitei. Adorei saber um pouco mais da história dela. Preciso retornar à Brasília e visitar ela novamente. Boas lembranças =)

    ResponderExcluir
  31. Só estive uma vez em Brasília e fiquei poucas horas. Pena que não me dei tempo para visitar a Catedral. Sempre que vejo fotos do interior fico realmente encantado com a leveza e a beleza.

    ResponderExcluir
  32. Gosto de quase tudo que Niemeyer produziu e esta é com certeza uma de suas grandes obras. Seu texto está muito rico e as fotos maravilhosas, parabéns!

    ResponderExcluir
  33. Adoro essa catedral, mas nao conhecia tantos detalhes, obrigada por compartilhar. Parabens pelas fotos, estao lindas!

    ResponderExcluir
  34. Nossa, que espetáculo! Nunca tinha ouvido falar dessa catedral de Brasília e, apesar de saber que os prédios de Brasília em geral tem uma arquitetura invejável, não imaginava um design tão moderno e diferente. Achei linda linda linda, especialmente pelos vitrais. Parece uma pintura!

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  35. Essa catedral é mesmo maravilhosa! Diferente de tudo o que já vi na vida...

    ResponderExcluir
  36. Esta catedral é uma das obras mais incríveis de Niemeyer. Sou grande admirador deste monumento um dos meus lugares preferidos é a capelinha que fica abaixo do altar e o batistério que fica no final do túnel ao lado da obra Pietá, outro canto esplêndido do templo.

    ResponderExcluir