sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O melhor de Salvador | Roteiro de 5 dias em Salvador Bahia

Sorria! Você está na Bahia! 


O destino do Turistando no Mundo de hoje é Salvador. A capital da Bahia, "meu rei"! rs. Quem chega por aqui achando que a cidade só tem carnaval e festa, acaba se surpreendendo com o tanto de coisa ALÉM que a capital baiana oferece. Vem conferir com a gente o melhor da Bahia! 


Salvador foi a primeira capital do Brasil! Sendo capital do Brasil de 1549 a 1763. Salvador é uma cidade cheia de riquezas culturais do nosso país! Atualmente, possui cerca de 3 milhões de habitantes. O aeoporto internacional de Salvador - Deputado Luís Eduardo Magalhães recebe diariamente voos de todos os lugares!



Mas afinal, o que é que a Bahia tem de tão especial? 
Primeiro, a sua energia é contagiante. Os baianos têm um alto astral show de bola, são hospitaleiros e gentis (como a maioria dos nordestinos) do qual acabam te deixando bem à vontade como se você estivesse em casa! Por isso que eu amo o Nordeste ️ Depois tem um acervo de arquitetura brasileira incrível, as praias mais lindas com águas mornas e uma gastronomia que dá água na boca só de lembrar! Precisa de mais?



A cidade histórica tem de tudo, do descobrimento ao colonial, do barroco ao moderno, do acarajé a gastronomia internacional, etc. As principais comidas típicas da Bahia são: Acarajé, Vatapá, Bobó, Caruru, Quindim, Moqueca. O clima de Salvador é quente a maior parte do ano. Como a maior parte do Nordeste, fica difícil achar temperaturas abaixo de 15° graus mas é um clima bem gostoso para curtir com praia. Sabendo disso, escolha sempre roupas e sapatos confortáveis para o calor, use protetor solar e óculos escuros. Nos dias mais quentes, se hidrate bem e aproveite! 

Salvador, de todos os santos e todos os estilos de turistas!

Onde se hospedar? Se você quer uma localização mais perto dos points da cidade escolha o Bahia Othon Palace Hotel. É um dos melhores hotéis de Salvador e fica localizado na região de Ondina com uma vista linda para o mar. Se você quer sossego e somente praia o ideal é o Resort Gran Stellas Maris, que fica localizado mais afastado da região central de Salvador bem na Praia Stellas Maris. Leia mais sobre o nosso post sobre o Bahia Othon Palace.

O que fazer em Salvador? Confira nosso roteiro de 5 dias!

Para o primeiro dia você pode ir a uma praia ou curtir bem o hotel. A nossa opção para o primeiro dia foi curtir o hotel pela manhã. Nada mais relaxante que acordar na hora que quiser, tomar um reforçado café da manhã e curtir toda essa maravilhosa estrutura do Bahia Othon Palace. 






A tarde turistamos com a Well Come Travel pelo Centro Histórico de Salvador. Escolhemos a Well Come Travel por ser uma empresa séria e bem comprometida com o melhor para seus clientes! Então, se você quer um atendimento bacana para conhecer Salvador procurem eles. Leia mais sobre a Well Come Travel no nosso post! No caminho passamos pelo Corredor da Vitória, quem conhece Salvador no Carnaval sabe que é aqui onde milhares de pessoas passam o dia todo! 



Nosso motorista nos deixou na Praça Tomé de Souza para turistarmos no primeiro ponto turístico: Elevador Lacerda. Um dos cartões postais mais emblemáticos da capital baiana com direito a Baía de Todos os Santos ao fundo! 



O Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo e atualmente passa milhares de pessoas por ele. Da vista do elevador temos o Mercado Modelo bem embaixo, uma construção erguida em 1912. Atualmente é um centro de vendas, que conta com várias lojinhas de artesanato, roupas, artigos religioso, etc.


Nessa praça além do Elevador Lacerda tem o Palácio Rio Branco e a Câmara Municipal. Reparem na arquitetura do centro histórico e observem a influência francesa e portuguesa! 



No elevador lacerda tem uma sorveteria maravilhosa que vocês tem que conhecer, ela se chama A Cubana e faz sucesso desde 1930. Nesse calor foi uma combinação perfeita!



Daqui formos andando pelo Centro Histórico. Aconselho a seguir os trilhos do bondinho até a Praça da Sé onde se vê a famosa cruz caída e que começa o Pelourinho, a parte mais famosa da cidade!  



Na Praça da Sé você encontra várias barraquinhas vendendo coisas típicas da Bahia e muitas lembrancinhas para levar. Você sabe o por que do nome Pelourinho? O lugar recebeu esse nome por ser onde os escravos eram castigados. Suas ladeiras são cheias de cultura baiana e muita festa praticamente todos os dias do ano! É cotidiano ver apresentações de danças como a capoeira e batidas de tambó, as baianas com trajes típicos baianos e várias artes espalhadas por aqui. 



Seguindo o ritmo até chegarmos ao Largo Terreiro de Jesus, onde encontramos a Catedral Basílica: uma igreja fundada em 1549 por Tomé de Souza para a Companhia de Jesus que é considerada a igreja mãe de todas. Que pena estar em reforma (2016) e não ter sido possível visitar o seu interior. 



Ao lado dela fica Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (antigamente esse era o prédio da Faculdade de Medicina). É aberto ao público, principalmente a todos que tem interesse em conhecer mais um pouco da história brasileira entre o período pré-colonial e colonial. 



Logo depois fica a Igreja de São Domingos Gusmão. Uma construção de 1731, onde sua fachada tem estilo rococó e seu interior tem talha neoclássica. A igreja atualmente (2016) passa também por reformas.



O lugar mais agitado daqui é em frente a essa cruz de mármore, famosa por simbolizar os templos capuchinos da época. Por aqui tem várias várias lojinhas, restaurantes e belíssima igreja de São Francisco ao fundo!



Igreja e Convento de São Francisco é uma das mais lindas que já vimos. Erguida pelo rei de Portugal, ela é toda requintada com luxo e ouro. Suas paredes, tetos, colunas e capela deixam qualquer um encantado com tamanha beleza. Foi eleita uma das sete maravilhas do mundo de Origem Portuguesa! Leia mais sobre a Igreja de São Francisco aqui!




Voltando em frente a cruz de mármore pegue a ruazinha mais movimentada para chegar até o Largo do Pelourinho. Em qual rua descer? Sempre a mais movimentada, lembre-se disso! Evite andar em ruas desertas.



Nessas ladeiras passamos pelo Museu Afro - que é onde retrata a importância da cultura africana para a formação histórica e cultural do Brasil e pela Casa do Olodum na Rua Gregório de Mattos - a sede do grupo e onde acontecem os ensaios do grupo Olodum (um dos mais famosos do Bahia que fez participação no clipe do Michael Jackson).



Até chegarmos ao Largo do Pelourinho, onde com certeza você já viu aquela famosa foto de turista. O lugar foi bastante sofrido para os escravos no passado, pois aqui eram vendidos e açoitados. O largo tem muitos casarões coloridos e turistas de todo o mundo. É um dos principais ponto turístico do Centro Histórico! 




Nosso passeio pelo Centro Histórico chegou ao fim aqui. Claro que o passeio com a Well Come Travel nãaaao!! Leia aqui mais sobre o nosso post exclusivo sobre o Passeio no Centro Histórico de Salvador com direito a um mapa! Depois de todo esse passeio cheio de cultura e diversidade formos para outro ponto da cidade, mas precisamente do outro lado de Salvador: para a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. Fica aproximadamente 9 km de distância do centro histórico e a maneira mais rápida de ir para lá é de carro. 



A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador. Onde estão aquelas famosas fitinhas coloridas em sua fachada. O interior da sua igreja é bastante bonito! Cheio de detalhes e riqueza. Em meados de janeiro acontece a Festa da Lavagem, segunda maior festa popular da Bahia. Na época da festa, a escadaria do templo é purificada com água de cheiro pelas baianas de branco. 



Sobre as fitinhas coloridas: diz a crença popular que quem usa as fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim deve fazer três nós fazendo um pedido para cada. Outra lenda é que cada fitinha amarrada nas grades é um pedido concedido! A igreja funciona todos os dias das 6:30h até as 18h. 


Depois formos ver o por-do-sol da Praia Porto da Barra: a praia mais famosa de Salvador! 



Foi o pôr-do-sol mais bonito que já presenciamos. Antes de pisar em Salvador já tinha ouvido falar que era o mais lindo do Brasil, mas não tinha visto então não podia falar nada. Depois de ver, COM CERTEZA posso afirmar! O mais interessante de tudo é que as pessoas aplaudem ao fim da paisagem, realmente é emocionante o quanto a natureza é deslumbrante.



Andamos pela orla até o Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. No século XVII, o famoso Farol da Barra guiava o caminho para todos os navegantes que chegavam à Baía de Todos os Santos (logo mais vamos falar sobre). 




Uau! Que dia hein.. Mas não paramos por aqui! A noite formos no Shopping Barra. Bem localizado e tem tudo o que se precisa. Jantamos no Madero que tem aquela qualidade excelente de sempre!  

2º Dia

Bahia Bahia! Que praias lindas que "tu" tens.. Nosso dia começou na Praia Porto da BarraPraia com águas limpas e água morna. No final de semana é disputadíssimo encontrar um lugarzinho perto do mar. Mas tivemos sorte e encontramos! Ficamos na barraca do Sílvio e formos muito bem atendidas. 




Depois da praia formos turistar um pouquinho e voltamos para o Farol da Barra. O farol é aberto para visitação e quem quiser subir os 22 metros de altura vale a pena conhecer a estrutura. 




Dentro do farol está o maquinário francês com mais de 120 anos, do qual até hoje continua ligado diariamente orientando embarcações a cerca de 60 km de distância. A vista do alto do farol te proporciona uma visão fabulosa da Baia de Todos os Santos em 360 graus! 



Em frente o farol fica o Edifício Oceania, o primeiro prédio de Salvador que recentemente passou por uma reforma. Imaginem a vista privilegiada dessas janelas! Quem me contou foi a Ana da Well Come Travel que sempre está por dentro de tudo da Bahia. A construção tem um formato quadrado, com 12 andares e cerca de 48 apartamentos. O prédio literalmente é um símbolo cultural de Salvador! Já foi cassino, teatro, galeria de arte e até mesmo sorveteria.. Sempre frequentado pela alta sociedade! 


Vale a pena caminhar por aqui! A orla é sempre cheia de turistas admirando as paisagens..



Na praia da Barra é possível ver as famosas "mulheres de areia" onde alguns artistas apresentam seu talento nas areias. O Seu Antonio é um dos mais antigos nessa área e todos os dias ele faz sua obra prima!




Almoçamos no Caranguejo do Porto. Ele fica no caminho para o Morro do Cristo. É um restaurante com uma comida típica nordeste e muito gostosa. O forte realmente são os caranguejos. E claro... curtimos mais um pôr-do-sol nessa terra que quem chega se encanta com tanta lindeza!


A noite formos ao píer Bahia Marina. Mar, arte, cultura, paisagem e gastronomia tudo num único lugar. Para quem gosta de velejar é uma parada obrigatória para visitar, principalmente durante o dia. Aproveitamos a noite e jantamos no maravilhoso DAS Restaurante - um dos melhores da cidade. Conta com um ambiente lounge, bons drinks e comida maravilhosa! Já falei dele aqui no blog vem ler mais sobre o DAS Restaurante.





3º Dia

O Turistando no Mundo aproveitou que já que estávamos na Bahia, então por que não conhecer mais um destino baiano? De Salvador para Praia do Forte. O passeio foi feito com a Central Receptivo. A Praia do Forte nos surpreendeu muitoooo!! O lugar é muito bonito e transmite uma paz. Leia aqui mais sobre nosso dia na Praia do Forte! 







A noite formos no badalado Soho Bahia. Restaurante japonês sofisticado e conhecido! Gente como acabou a bateria não tirei mais fotos de lá. Mas prometo que na próxima tem mais rs.



4º Dia

Check out feito no Bahia Othon Hotel. Próxima parada: Stella Maris Resort. Mudamos de hotel para aproveitarmos o outro lado da cidade e ficar em um lugar mais reservado e tranquilo. Nada melhor que um resort para isso né? Principalmente se você viaja com criança!




A Praia de Stella Maris é a praia dos resorts e casas de veraneio. É mais afastada da região central de Salvador, mas continua localizada na cidade.


Aos finais de semana o agito é certo por aqui! Fica bem vizinho ao bairro mais boêmio de Salvador: o Rio Vermelho, onde tem várias casas de show, bares e restaurantes. No Carnaval e Réveillon aqui é onde acontece as maiores festas do Brasil. Ficamos o dia todo curtindo nosso resort, mas se você quiser continuar turistando já passe para ler a dica abaixo.

5º Dia

Nosso último dia turistando em Salvador. Aproveitamos a manhã para conhecer a tão famosa "Barraca do Loro". É uma barraca da Praia Stellas Maris, muito bem estruturada, com uma comida maravilhosa, vários tipos de bebidas, atendimento nota dez e uma boa praia. Tudo foi excelente! A escolha não poderia ter sido melhor.





Sem falar na praia que a Barrada do Loro faz parte: a Praia Stella Maris. Praia limpa, água gostosa e uma galera jovem! Uma excelente praia para crianças também.  




O restaurante tem muitas opções de comida típicas com preços ótimos. Vale a pena! Os drinks são shows.. Uma delícia! Olhem o cardápio para vocês terem uma noção:





DICAS DE QUEM AMA CHURRASCO: 

As melhores churrascarias de Salvador são a Churrascaria Fogo de Chão e Boi Preto. Funcionam como rodizio! Na Fogo de Chãoo valor por pessoa é R$ 120 e funciona de segunda à sexta das 12h às 16 e 18h às 23:30, aos sábados das 12h às 23;30 e domingos e feriados das 12h às 22h. Na Boi Preto o valor por pessoa é R$ 115 e funciona todos os dias das 12h às 23h. As duas churrascarias são ótimas! Mas vale dizer que a preferida da cantora Ivete Sangalo é a Boi Preto. 

A noite formos ao Shopping Iguatemi da Bahia. Ele é enooooorme!! Adoramos a decoração e lojas do shopping! Gente, quem viaja com crianças sabe que shopping é onde tem de tudo e mais um pouco, então sempre é um lugar que vamos.


Ahhh.. Outro sorvete tradicional de Salvador é A Sorveteria da RibeiraUm dos mais antigos de Salvador. Com certeza é uma parada obrigatória para quem visita a cidade. São mais de 60 sabores de sorvetes artesanais. Desde 1931! Nós experimentamos aqui no shopping.


E de lei, nos despedidos no Outback. Um dos melhores que já fui! Atendimento nota mil.


Bem viajantes, nosso roteiro foi esse! Foi uma viagem em família com criança. O objetivo principal era descansar e relaxar nas férias. Tudo o que queríamos conseguimos fazer com tranquilidade e diversão! Se você tem o mesmo objetivo, aproveite mais dicas aqui:









18 comentários:

  1. Minha passagem por Salvador foi muito rápida, quando estava a caminho do Morro de São Paulo. Conheci o Pelourinho e Mercado Modelo, mas ficou faltando conhecer muita coisa mesmo! Fica para uma próxima! Boas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Beleza de roteiro pra Salvador! São 5 dias muuuito bem aproveitados, gostei das sugestoes!

    ResponderExcluir
  3. Já estive algumas vezes na cidade, mas confesso que suas dicas são valiosas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o Post! Super completo!
    Já faz um tempinho que estivemos aí na Bahia. Foi uma viagem inesquecível! Até emagreci de tanto que saímos e nos divertimos. Quase não dormi hahaha muita coisa bacana para fazer aí. Já estamos com saudades!

    Lene Alves (Vibe de Nômades)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, tudo bem detalhadinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Nunca fui a Salvador! Fotos lindas, gostei dos detalhes históricos, adorei o elevador urbano e o farol! Linda vista!

    ResponderExcluir
  7. Tive uma passagem muito rapida há muito tempo em Salvador e não foi uma experiencia muito boa hehe mas o lugar é lindo e eu espero voltar :) Suas fotos estão lindas <3

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o teu roteiro, Ana! Nunca fui a Salvador e sei que estou perdendo muita coisa!
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Uau, acabei de comprar uma passagem para Salvador em janeiro, acreditam? Esses post chegou na hora certa. Adorei o roteiro. Já ficamos no Bahia Othon, uma delícia, mas acho que dessa vez vamos conciliar Salvador e Morro de SP. Beijos, adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  10. Ai a Bahia, só tenho coisas boas a dizer pelo que tenho ouvido contar, morrendo de vontade de conhecer. No Brasil só conheço Porto de Galinhas. Adorei o Post.

    ResponderExcluir
  11. Escrevi no mês passado um artigo sobre Salvador da Bahia. Estive lá este ano na altura do carnaval e é uma energia brutal. Mas como dizem é muito mais do que isso...

    ResponderExcluir
  12. Acredita que eu ainda não conheço a Bahia. Eu adorei o post e com certeza vou usar quando for conhecer Salvador.

    ResponderExcluir
  13. Excelente texto sobre Salvador, adorei. Parabéns!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Uma das capitais mais alegres do nosso amado Brasil. Esse post ficu registrado aqui na minha lista de afazeres no Nordeste :D Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Já há muito que sonho em visitar Salvador da Bahia, obrigado por este artigo super util!

    ResponderExcluir
  16. AMO a Bahia! arrasou no post! Otimas dicas :)

    ResponderExcluir
  17. Quer dizer então Keul que minha cidade te tratou bem! Fico feliz em saber disso e também que vocês aproveitaram bastante os dias que passaram aqui né?! Tem muita informação sobre a cidade nesse texto! Que bom! bj

    ResponderExcluir