sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Castelo Garcia D'Ávila : o Castelo Medieval no Paraíso Tropical | Praia do Forte

SIM! É possível turistar em um castelo medieval em pleno paraíso tropical. <3


Uma relíquia histórica está localizada no litoral brasileiro da Bahia, na Praia do Forte, distrito de Mata de São João: o Castelo Garcia D’Ávila. Que também tem outros nomes como a Casa da Torre de Garcia D’Ávila, Torre de Garcia D’Ávila, Forte de Garcia D’Ávila, Castelo Forte Garcia D’Ávila ou Casa da Torre. 




A Casa da Torre começou a ser construída em 1551 por Garcia D´Ávila, que chegou a Bahia com seu pai Tomé de Souza (o primeiro governador do Brasil) na expedição de 1549 para edificar a cidade de Salvador. Ele era considerado feitor e almoxarife da Coroa Portuguesa na época. Em 1557 já tinha se tornado o homem mais poderoso da Bahia, sendo o dono de 800 mil hectares do litoral da Bahia até o Maranhão. Historiadores afirmam que está extensão corresponde ao maior latifúndio de todos os tempos!


A Capela de Nossa Senhora da Conceição é a parte mais antiga da edificação do histórico Castelo Garcia D’Ávila e foi a primeira parte a ser restaurada. Uma curiosidade é que antigamente nos sepultamentos daqui, as cabeças dos mortos eram posicionadas em direção a essa capela.



Interior da Capela:




Cúpula Tradicional do Barraco Português:


Castelo Garcia D´Ávila é considerado a primeira grande edificação construída no Brasil. Foi estrategicamente escolhido para prevenir prováveis ataques e invasões, por ser instalado no ponto mais alto do nordeste



As majestosas ruínas do Castelo de Garcia D’Ávila. São impressionantes!




O primeiro nome do lugar foi a Casa da Torre, que era usada para vigiar a região contra os invasores, posteriormente, por João III de Portugal em 1551 ganhou o nome de Garcia D’Ávila. Teve um papel muito importante nas Invasões Neerlandesas do Brasil, entre outros. Você sabia que o Castelo Garcia D’Ávila é o único castelo feudo medieval construído na América? Um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro.



A cada janela uma vista diferente da Praia do Forte! 



É uma riqueza cultural e histórica ainda preservada! Vale lembrar que é a única construção do séc. XVI que ainda permanece erguida no Brasil. Definitivamente é uma obra que chama atenção se tratando o tempo que foi construído.



A Casa da Torre de Garcia D’Ávila se destacou na história do Brasil, tanto se tratando da colonização como em defesa de nossas terras durante mais de três séculos. Mas em 1835 o castelo foi abandonado e tornou-se uma grande ruína.


O lugar é repleto de lendas, uma delas é sobre uma das árvores bem à frente a igreja. Uma Gameleira centenária do qual os antigos contam que no passado era o lugar onde ao meio-dia o capeta vinha descansar. Até hoje tem gente que quando vai chegando perto do horário sai de perto. Eu hein! rs.. E você arrisca descansar lá ao meio-dia?





Em 1937 foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)A restauração aconteceu na década de 1980, onde originou a Fundação Garcia d’Ávila. 


Hoje funciona como um Centro Cultural e Museu Histórico, onde dentro tem a maquete do castelo, exposições, lojas, banheiros e áreas administrativas.



A maquete é uma réplica de como a construção era antigamente, já que não existem documentações gráficas de como era a construção original.





Para visitar é cobrado uma taxa de R$ 10 (adultos) e R$ 5 (crianças) , a título de contribuição para à manutenção e proteção das ruínas da qual gera empregos para a população nativa.




Endereço: Avenida do Farol, 1540 – Praia do Forte, Mata de São João - Bahia 

10 comentários:

  1. Que legal, não conhecia a história e amo conhecer um pouco mais do nosso Brasil, já que temos tantas riquezas culturais e pouco exploradas.
    Já confesso que não descansaria e nem passaria ali 12h por nada kkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que lugar incrível! Gosto muito de lugares assim, cheios de história.
    As fotos estão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Que lugar mais bonito! :) Precisamos muito conhecer mais do nordeste e suas cidades mais antigas. Adorei mesmo . Edson

    ResponderExcluir
  4. Eu não sabia nem que existia o Castelo Garcia D’Ávila. Menos ainda que é o único castelo feudo medieval construído na América. Que bom que você divulgou esse monumento do patrimônio histórico e cultural brasileiro.Gostei de saber e pretendo um dia visitar.

    ResponderExcluir
  5. Já fui várias vezes para a Praia do Forte, mas não sabia que tinha esse lindo Castelo na região

    ResponderExcluir
  6. Adoro combinar uma viagem de praia com cultura a historia tambem :) excelente mistura :)

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar deste castelo, mas também nunca tive a oportunidade de visitá-lo. Pelo seu post, já considero como um passeio obrigatório pra quem vai à praia do Forte. Principalmente porque eu curto muito fotografar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Que lugar bonito e curioso!
    Adoro ruínas que se arrastaram através do tempo e achei super curioso eles denominarem este castelo como Medieval, visto que não tivemos idade média em nosso paìs. Provavelmente seja por causa da arquitetura, inspirada nos moldes medievais... Enfim, vale o passeio!

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel. Não conhecia o Castelo Garcia D’Ávila. Muito legal saber que ele está na parte mais alta do Nordeste. Também adorei a maquete. E como também adoro história, acho que tem tudo a ver conhecer esse lugar. Parabéns pelo post.
    Super beijo
    Carolina

    ResponderExcluir
  10. nao sei nem o que dizer ahhaha fui a Praia do Forte a alguns anos, mas não fiquei sabendo deste lugar! agora preciso voltar! que lugar lindo!!! E que fotos maravilhosas as suas!

    ResponderExcluir