sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Memorial Ucraniano | Dicas de Curitiba

Hoje vamos falar de um dos pontos turísticos de Curitiba: o Memorial Ucraniano.


Curitiba é cheia de lindos parques e um dos principais é o Parque Tingui, que tem o nome "Tingui" como uma homenagem ao primeiro povo indígena que habitou a nossa querida Curitiba. Você sabe o que significa "tingui"? "Nariz afinado". Simm!! Isso mesmo.. Antigamente, muitos e muitos anos atrás, o povo tingui eram índios hábeis, combativos e possuíam um belo porte, daí o "apelido" de nariz afinado. hahahah.. Interessante né? Uma curiosidade desse povo é que há uma lenda que diz que foram eles que designaram onde deveria ser instalado a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais aos colonizadores. E por que mesmo estou estou mencionando o Parque Tingui? Porque dentro dele fica o Memorial Ucraniano, um dos monumentos mais visitados da capital. 


Sua inauguração foi 1995, quando a cidade estava comemorando 100 anos de imigração ucraniana. 






O Memorial Ucraniano é uma réplica da Igreja São Miguel, a primeira igreja ucraniana construída no Brasil. O lugar não poderia ter melhor localização! 


O memorial apesar de ser uma réplica de igreja, não é usado para fins religioso e sim para contar um pouco mais sobre a cultura ucraniana pois a mesma teve uma forte influência na história de Curitiba. 




Dentro da igreja encontramos um pequeno museu que conta bem detalhes interessante dessa cultura, entre objetos típicos, fotos e relatos. Por aqui sempre acontecem eventos culturais e exposições.




No lugar tem vários ovos pintados enormes, esses "gigantes" são monumentos em forma de "pêssanka", pintados à mão para saudar a Páscoa. Olhem abaixo:



A entrada é gratuita e todos podem visitar o Memorial Ucraniano.



Horário de funcionamento:
Terça a Domingo - 10h às 18h

Endereço:
Rua Dr. Mbá de Ferrante 116 - Parque Tingui

Um comentário:

  1. Que vontade de ir a Curitiba de novo e conhecer mais este parque! Obrigada pelas dicas. As fotos estão lindas

    ResponderExcluir