terça-feira, 22 de março de 2016

Rio de Janeiro: Parque Lage

O Rio de Janeiro é cheio de surpresas. A cidade maravilhosa realmente tem pontos turísticos bem além de suas belas praias. Uma boa dica para fugir um pouco das atrações mais “clichês” da cidade é turistar no Parque Lage.


O Parque Lage é um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro. Fica localizado numa área que há muitos anos atrás abrigava um engenho de açúcar que ia dos pés do Morro do Corcovado até as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas. Conto mais da história logo abaixo.



No século XVI, na época do Brasil Colonial, o Parque Lage era um antigo engenho de açúcar que pertencia a Antonio Salema, governador do Rio de Janeiro na época. Em 1660, passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello. Porém, em meados do século XIX, um nobre inglês comprou partes das terras e contratou o paisagista inglês John Tyndale para projetar um jardim com um estilo romântico europeu. Quando em 1931, o empresário Henrique Lage novamente voltou a ser dono da propriedade e mandou construir uma réplica de um “palazzo romano” para sua esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni. A obra prima foi projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel, o casarão tem sua fachada revestida de cantaria e mármore, azulejos e ladrilhos importados diretamente da Itália. Em 1957, devido as dividas da família com o Banco do Brasil, Henrique Lage entregou parte de seus bens ao banco como pagamento.


Desde 1975, o Parque Lage abriga a Escola de Artes Visuais. Pensa que legal ter aulas nesse lugar! Show hein? Há sempre várias exposições dos alunos e artistas conhecidos nos corredores.

Palacete do Parque Lage

Gente é impressionante a beleza desse lugar! O palacete é literalmente uma obra de arte a olho nu. E você ainda tem uma bela vista do morro do Corcovado! 



No palacete tem um charme de bistrô chamado Café du Lage. Uma ótima opção para tomar um delicioso café da manhã, almoçar, lanchar ou até mesmo jantar. O menu é bem variado e possui excelentes gostos e sabores!

Em frente o casarão fica os jardins, ao lado esquerdo da fonte é uma área bem verde, onde é ponto de encontro para fazer piqueniques. Nos dias ensolarados é uma boa opção para curtir o momento! Os belos jardins possuem 174 mil metros quadrados de floresta exuberante com espécies da Mata Atlântica.



Com todos esses atributos, o Parque Lage foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional) em 1957 e pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) em 1965, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.


É um dos passeios mais legais de se aproveitar na cidade maravilhosa!


Horário: diariamente das 8h às 17h.

Localizado no bairro Jardim Botânico ele fica bem próximo ao Jardim Botânico.  

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário