quinta-feira, 3 de março de 2016

Dicas de Viagem: A famosa Livraria El Ateneo Grand Splendid


A famosa Livraria El Ateneo é um dos lugares mais bonitos de Buenos Aires. Não é por acaso que é um dos pontos mais visitados da cidade. É considerada a maior livraria da América Latina e escolhida para ser a segunda mais linda do mundo pelo jornal britânico The Guardian, perdendo apenas para a holandesa Selexyz Dominicanen Boekhandel. 



Sua arquitetura e decoração impressionam. No centro da livraria, onde era o palco antigamente, hoje é um bar café. Tem até um piano por lá! Dá para tomar um café ou chocolate quente e apreciar o momento.


A livraria que atualmente chama atenção por sua grandiosidade, antigamente era o Teatro Ateneo Grand Splendid até o ano de 2000, quando a livraria El Ateneo alugou. O teatro foi construído em 1919 por Max  Glucksman. Nos palcos do teatro, grandes personalidades do tango já se apresentavam, como Carlos Gardel e Roberto Firpo. 


O teto chama atenção de todos. O interior de sua cúpula foi pintado por Nazareno Orlandi como uma representação alegórica da Paz,  isso em 1919 para uma grande ocasião (uma festa para o final da Primeira Guerra Mundial). A paz é representada por uma figura feminina sensual em uma escadaria cercada por flores. Cada detalhe é uma obra de arte!


A livraria é enorme. Além dos milhares de exemplares de livros, possui 3 andares e vários espaços para leitura. Há cadeiras super confortáveis para os visitantes que quiserem ler qualquer obra. A gente com certeza não vê o tempo passar! Há um espaço infantil especialmente dedicado para as crianças, como se fosse uma "mini livraria" que fica no primeiro piso.


Horário de funcionamento: 
*Segunda a Quinta 9h às 22h; Sexta e Sábado 09h às 24h; Domingo 12h a 22h.


Endereço: Avenida Santa Fe, 1860.

Que lugar! Uma livraria que sem dúvida, vale MUITO a pena turistar. Para os amantes de livros e arte é um passeio mais que obrigatório não acham? E você já turistou na livraria El Ateneo? O que achou? Escreva nos comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário