domingo, 6 de dezembro de 2015

Destino: Porto Alegre

Turistando em Porto Alegre
  

Nosso destino novo destino: Porto Alegre. Uma das cidades mais arborizadas do Brasil. A cidade é cheia de vida, cheia de natureza e alegria. Do sotaque "cantado" em meio a tantos outros sotaques dos quatro cantos espalhados por esse Brasil o sotaque gaúcho marca. A cidade é cheia de cultura qualificada, de histórias, gente bonita, arquiteturas incríveis, onde modernidade e passado se encontram no Centro Histórico, "POA" como é abreviada nos surpreendeu e muito!



Nos hospedamos no Intercity Premium Porto Alegre. A escolha não poderia ter sido melhor! 



O hotel possui excelentes instalações, as acomodações são as melhores.




 Nosso quarto era grande, confortável e com uma incrível vista do Lago Guaíba




Sem falar na equipe, que é nota dez! Fica localizado em uma nobre região central da cidade, bem perto do Shopping Praia de Belas e do Centro Histórico.


Ir a Porto Alegre e não experimentar o verdadeiro churrasco gaúcho é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor, então almoçamos na Churrascaria Galpão Crioulo que foi muito bem indicada pelo pessoal do hotel. Logo na entrada da churrascaria nos chamou atenção uma cena típica de costumes gaúchos: um ponto de venda de couro, chapéis, chimarrão.. E claro que registramos pra vocês!


Churrascaria Galpão Crioulo foi fundada em 1984, de lá pra cá é considerada uma das melhores churrascarias de Porto Alegre. Além de ser um ponto de referência da culinária gaúcha, tem apresentações de danças mostrando mais sobre o folclore gaúcho para os turistas. 


O ambiente e móveis são rústicos, o telhado em capim Santa Fé preserva o clima de galpão crioulo que é considerado o templo da cultura gaúcha. Daí o nome da "Churrascaria Galpão Crioulo". 


Gente, que churrasco viu "tchê"! As carnes são deliciosas, o buffet tem muitas opções e ainda vários pratos típicos e muitas saladas também. Olhem alguns cortes de carne:



Começamos a turistar a tarde pelo Centro Histórico. Os pontos turísticos são pertinhos um do outro, você praticamente conhece tudo a pé. O lugar é cheio de construções históricas, é muito interessante fazer o passeio por aqui!  





Nosso ponto de partida inicial começou pela Praça Montevidéu, onde estão o prédio da Prefeitura Municipal e a Fonte Talavera de la Reina. A Praça Montevidéu já foi bastante confundida com a Praça XV de Novembro, por ser uma ao lado da outra. 



A Fonte de La Talavera de La Reina é um monumento da cidade da qual sinaliza o marco zero da cidade. O monumento foi um presente da colônia espanhola em 1935 em homenagem ao Rio Grande do Sul ao centenário da Revolução Farroupilha.


Ao lado fica a Praça XV de Novembro, que é uma das mais antigas e tradicionais praças da cidade de Porto Alegre. Nessa praça que fica o Mercado Público Municipal, o charmoso Chalézinho como é conhecido o Chalé da Praça XV e o Largo Glênio Peres.



O Mercado Municipal é um monte de lugares juntos, tem de tudo por aqui. Tudo muito bem organizado! Passeamos um pouco para conhecer mais das preferencias culinárias gaúcha e também compramos souvenirs por aqui. 



Chalé da Praça XV conhecido como Chalézinho que tem uma história muito interessante como o próprio site da Prefeitura conta: "Nem mesmo os historiadores podem dizer ao certo se o prédio atual do Chalé da Praça XV foi construído em Porto Alegre ou se veio desmontado da Europa, um costume na época. O Chalé foi fabricado em estrutura de aço desmontável, madeira e vidro. Além de ser o local ideal para descanso depois de um dia de trabalho, lembrava a Alemanha, sendo a numerosa colônia alemã sua principal freqüentadora. Em 25 de junho de 1998, o Chalé foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal, o que fortaleceu os propósitos de sua conservação".


Largo Glênio Peres




Continuamos andando pelas ruas onde encontramos a Casa Erico Veríssimo. 


Seguindo pela Rua da Praia chegamos a Casa de Cultura Mário Quintana. É um lugar bonito, onde fala sobre a vida e paixão de Mário Quintana por Porto Alegre. Vale muito a pena ir visitar!



“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior .É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” 
Mario Quintana


O quarto de Mario Quintana em exposição:


A noite formos no point da cidade: o bairro Moinhos de Vento, também conhecido como Parcão para os moradores da cidade, é o bairro mais badalado de Porto Alegre. Fica situado numa das áreas nobres de Porto Alegre, a rua mais famosa é a Rua Padre Chagas, onde há muitos bares e restaurantes. 



Um restaurante que recomendamos é o Applebees. Muito bom! As bebidas, comidas, o ambiente é show. Estava lotado de muita gente animada e bonita.



2 Dia:


Depois de um reforçado café da manhã começamos nosso turismo: a Praça da Alfândega, uma das mais importantes praças da cidade. Lá é onde estão o Santander Cultural, Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, o Clube do Comércio Museu Direitos Humanos Mercosul.



O Santander Cultural é um prédio histórico tombado pelo Patrimônio Histórico. Tem um arquitetura muito interessante pois é bem eclética: um pouco de neoclássico, com grandes colunas lisas, com um salão central enorme e vitrais de origem francesa. Belos.  




Para os amantes de arte é um passeio mais que obrigatório. Sempre há exposições famosas e interessantes por aqui! Na dúvida tem o site do Santander Cultural com mais informações atualizadas. 



A Exposição em cartaz era do Vik Muniz!







Museu Direitos Humanos Mercosul:







Apesar da manhã estar nublada, não faltaram passeios para nós!



Almoçamos no Barra Shopping que possui um excelente polo gastronômico. Tinha exposição uma Exposição Egípcia muito bacana! 




A tarde nosso destino foi outro núcleo da capital: a Praça Matriz. Nela estão a Catedral Metropolitana, o monumento a Júlio de Castilhos, o Palácio Farroupilha, a Biblioteca Pública, o Palácio Piratini e o Teatro São Pedro.  
Palácio Piratini onde é a atual sede do poder executivo do estado brasileiro do Rio Grande do Sul:




Palácio Farroupilha é a sede da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul:


A Igreja Matriz, também chamada de Catedral Metropolitana tem uma das maiores cúpulas do mundo, na qual três painéis na fachada foram executados na oficina do Vaticano.


Sou apaixonada por igrejas. Acho fascinantes os detalhes que elas possuem, a sensação de paz e tranquilidade dentro delas. E nessa não foi diferente... 


 O Theatro São Pedro: 


Depois fomos para a rua mais linda: a Rua Gonçalves de Carvalho. Que é apelidada como "a rua mais bonita do mundo" desde que foi patrimônio ambiental. 






Que dia agitado hein?! Turistamos em um dia o que a maioria não consegue em três. Mas tudo valeu a pena! No final do dia, ainda formos contempladas pela vista da nossa janela do quarto com um belo por do sol no Lago Guaíba:



A noite jantamos no Fornellone Ristorante. São mais de 40 sabores de pizza em forma de pedra, deliciosos! O lugar é passado de pai para filho e tem mais de 10 anos de tradição. A massa é fina e assada em forno a lenha. Amamos!



3 Dia: 

Bom dia tchê!



No nosso último dia acordamos mais tarde, formos no Iguatemi Shopping fazer umas comprinhas. Gostamos tanto do churrasco gaúcho que almoçamos na churrascaria Na Brasa Steak. A churrascaria é muito famosa e tem 3 unidades em Porto Alegre.


E por sinal é M A R A V I L H O S A ! 



A tarde um pouco mais de cultura! Turistamos no Museu Iberê Camargo:


No local estão a maioria das obras do artista Iberê Camargo, além de vários outros nomes da arte moderna e contemporânea. 


Gente é um lugar muito bonito! Principalmente o edifício mega moderno como a localização às margens do Rio Guaíba.



E o nosso roteiro termina por aqui! Mas tenho uma dica para quem quer turistar em vários pontos turísticos e tem pouco tempo na capital: a dica é a Linha Turismo, são ônibus de dois andares que fazem roteiros dando uma ideia geral da cidade. A linha percorre o Centro Histórico, os parques e arredores do Guaíba, vai também até a Fundação Iberê Camargo. E o mais legal: permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto para se quiser conhecer em mais detalhes os lugares. A Linha Turismo funciona de terça a domingo e custa aproximadamente R$ 25,00. Mais informações aqui no link do site da Linha Turismo

Espero que vocês tenham gostado! 

2 comentários: